A saúde emocional sempre foi um assunto importante, mas atualmente tem ganhado ainda mais atenção. De maneira geral, ela tem a ver com a forma como cada pessoa percebe e reage às vivências cotidianas, entre elas: como se relaciona consigo mesma, como lida com as situações boas e com as desagradáveis e, principalmente, como encara o reconhecimento e a aceitação dos seus limites.
As condições causadas pela pandemia podem gerar um desequilíbrio em relação à saúde emocional, conforme explica o Doutor Érico Barth, que atua como Médico do Trabalho na Fruki:
“A pandemia trouxe mudanças significativas em nossas vidas, nos obrigando a lidar com uma nova realidade. Esta nova realidade nos trouxe sensação de incapacidade, de impotência e de angústia. A Covid-19 trouxe o isolamento, o distanciamento, as restrições para o convívio social e familiar, aliado ao sofrimento e ao medo da morte, condições que se apresentam de forma muito intensa, impactando no nosso equilíbrio emocional”.
Alguns sinais de que a sua saúde emocional pode estar em desequilíbrio:
- Oscilações constantes entre alegria/tristeza, calma/agitação, concentração/desatenção, tranquilidade/agressividade;
- Isolamento e introspecção;
- Desânimo em relação às práticas de autocuidado;
- Adoecimento frequente;
- Pensamentos negativos;
- Dificuldade para dormir e/ou cansaço constante;
- Desequilíbrio alimentar;
- Dificuldade de realizar as atividades cotidianas.
Como manter o equilíbrio emocional
Se você sente um ou mais desses sintomas, é sinal de que a sua saúde emocional pode estar precisando de atenção. Em muitos casos, conseguimos voltar ao equilíbrio realizando mudanças na nossa rotina e nos nossos hábitos:
“Cuidar do corpo e da mente, praticar atividades físicas, reforçar laços de amizade, dormir um sono reparador, cultivar pensamentos positivos e manter uma alimentação saudável são algumas práticas recomendadas”, descreve o Dr. Érico.
Além disso, o autoconhecimento é fundamental para a saúde emocional. É por meio dele que conseguimos identificar como estamos vivenciando as nossas próprias emoções e frustrações e como estamos agindo em relação às adversidades. Com o autoconhecimento, conseguimos aceitar as situações, por mais desafiadoras que sejam, e temos condições de refletir, acolher as emoções e controlar as nossas ações, desenvolvendo a resiliência.
“A união entre o autoconhecimento e uma boa qualidade de vida nos assegura as condições necessárias para administrar de forma natural a nossa saúde emocional”, explica.
Canal Acolhimento
O cenário atual tem sido bastante desafiador para todos nós. Por isso, em alguns momentos podemos precisar da ajuda de um profissional da área de psicologia, que poderá auxiliar no processo de autoconhecimento e da adoção de práticas mais saudáveis, como as que foram citadas antes.
Aqui na Fruki, você pode contar com o Canal Acolhimento, um programa que tem o intuito de contribuir no suporte dos nossos profissionais em três pilares: Psicológico, Jurídico e Financeiro. Para isso, disponibilizamos ferramentas de autocuidado, por meio de uma consultoria com profissionais das áreas de saúde, administrativa e jurídica.
O Canal Acolhimento tem uma estrutura 100% confidencial, gratuita, com atendimento em tempo integral. Além de contemplar todos os profissionais, seus dependentes também têm acesso. Para utilizar o Canal, basta ligar para o número 0800 720 2703.
Seja qual for o momento, buscar o equilíbrio emocional é sempre bom. Por isso, estamos aqui para ajudar você, afinal, somos um time!
Você tem conseguido cuidar da sua saúde emocional? Compartilhe com os colegas, pelos comentários, quais são as práticas de autocuidado que melhoram o seu dia a dia!