Projetando o nosso crescimento de maneira sólida e sustentável, em 2022 demos início à construção da nova fábrica da Fruki Bebidas, em Paverama. Atualmente, 25 profissionais da empresa formam uma equipe multidisciplinar envolvida direta ou indiretamente na iniciativa.
“A nova fábrica sempre foi um sonho. Em 2019, finalmente iniciamos a realização desse sonho, porém veio a pandemia e tivemos que suspender. Agora, retomamos com todas as forças envolvidas. Será mais um grande marco histórico para a empresa”, detalha a Gerente de Relações Institucionais, Fabiola Eggers.
Segundo ela, Paverama, que pertence ao Vale do Taquari, assim como Lajeado (onde fica a nossa matriz), cumpriu todos os critérios para sediar o empreendimento, após uma disputa entre mais de 70 municípios. O valor investido na nova fábrica será de 174 milhões.
Ampliação da capacidade de produção
O Diretor industrial, Júlio Nascimento, explica que o parque fabril da Fruki Bebidas tem, hoje, sete linhas de envase, com capacidade de produção de 420 milhões de litros de bebidas por ano, aproximadamente. “As linhas que produzem embalagem PET de 200ml até 2l estão com toda a capacidade ocupada. Isso nos faz, em alguns momentos, fazer escolhas para atender à demanda de alguns produtos em detrimento de outros”, comenta.
A nova fábrica contará com uma linha PET (com produção de embalagens de 200ml a 3l), que dispõe de tecnologia Blocada (sopro e enchimento), com capacidade de produção de 200 milhões de litros por ano, aproximadamente (52 mil garrafas/hora nos formatos 500ml e 200ml carbonatados e não carbonatados; 39 mil garrafas/hora no formato 1500ml, e 30 mil garrafas/hora no formato 2000ml/2l).
“A fábrica de Paverama é um marco estratégico importante que nos habilita a acelerar o crescimento do negócio. Esse aumento de capacidade nos permitirá crescer em volume produzido nos produtos atuais e novos produtos, nossos ou de terceiros. Nesta primeira fase vamos produzir águas com e sem gás, refrigerantes, entre outros”, complementa o Diretor.
Tecnologia de ponta
Promover a Inovação é um dos valores da Fruki. Por isso, estamos trazendo o que há de melhor em tecnologia no mercado nacional e internacional para entregar o melhor para o cliente, para os nossos profissionais e para o negócio, além de aumentar a eficiência no uso dos recursos.
Em 2022, representantes da Fruki estiveram na Alemanha, visitando a Drinktec, a maior feira de tecnologia da indústria de bebidas do mundo, de onde trouxeram tecnologias com conceitos da Indústria 4.0. Além disso, foram adquiridas tecnologias de ponta fabricadas no Brasil.
“Essa tecnologia nos permite produzir bebidas com menor consumo de materiais, mais eficiência energética, maior confiabilidade dos equipamentos e garantia da qualidade”, esclarece Júlio.
Confira algumas das tecnologias que estarão presentes na nova fábrica:
- Análises de qualidade inline;
- Tecnologia de carbonatação com temperaturas entre 15 e 20°C para reduzir consumo de energia;
- Válvulas de enchimento volumétricas para maior precisão de volume na embalagem;
- Inspeção por imagem 100% em linha para preformas, tampas e garrafas;
- Rotuladora e Embaladora com mais flexibilidade, permitindo a redução do uso de materiais;
- Paletização equipada com robôs que possibilita maior flexibilidade no arranjo dos produtos, podendo formar até 50 paletes por hora.
“O projeto foi pensado para ter um fluxo fluido desde a entrada de matérias até a expedição, com futuras ampliações já consideradas. Além disso, os ambientes foram pensados para o bem-estar dos nossos profissionais. A nova fábrica vai marcar os 100 anos da Fruki com muita qualidade, tecnologia, cuidado com as pessoas e com o planeta”, avalia.
Por dentro da obra
A nova fábrica em Paverama terá 21 mil m² de área construída, sendo: 7 mil m² disponibilizados para o processo (linhas de envase), 5 mil m² para o estoque de produtos acabados e 2 mil m² para a expedição. Os demais 7 mil m² serão destinados para as áreas de manutenção, central de utilidades, área de lazer, refeitório, vestiário e portaria.
O Supervisor de Engenharia, Jonas Lopes de Vargas, comenta que o projeto está dividido em duas fases, Parte Civil e Máquinas. No momento, ainda na primeira etapa, está sendo finalizada a terraplanagem, que totaliza 80 mil m² (consolidando as áreas para as futuras ampliações).
“Com o término da terraplanagem, a construtora poderá iniciar as instalações no canteiro de obra. Ainda dentro deste mês, começaremos a infraestrutura do prédio principal (produção) e, na sequência, superestruturas e cobertura metálicas desse prédio de 14 mil metros quadrados”, detalha.
Conforme Jonas, a negociação em máquinas e equipamentos da linha de produção foi concluída, mas o processo de equalização técnica/comercial e negociações dos equipamentos da central de utilidades e complementares está sendo finalizado, e deve continuar durante o primeiro trimestre.
“Em paralelo às atividades mencionadas, estamos desenvolvendo e revisando projetos executivos e complementares de todas as disciplinas (arquitetura, instalações, processo etc.) com o objetivo de garantir a qualidade no custo e no prazo projetado”, acrescenta.
De acordo com o cronograma, os próximos passos estão focados na conclusão das etapas da parte civil.
“A expectativa com o projeto é levar o ‘sabor de estar junto’ com a nossa qualidade e no custo ideal para novas regiões do país, além de aumentar o portfólio de produtos e a participação nos mercados já consolidados (RS e SC). Assim, é uma grande estratégia planejada para um futuro promissor! É gratificante fazer parte desse momento tão importante para a Fruki. A conclusão deste projeto contribuirá para a Fruki fazer parte da vida de mais pessoas em todos os momentos”, compartilha Jonas.
2 respostas
Maravilhosa essa matéria!
Fiquei encantada com as informações sobre a nova fábrica! Fico tentando imaginar as linhas de envase, a tecnologia, os processo industriais… Será fantástico!
A nova fábrica é mais um marco histórico para a Fruki, e me sinto muito orgulhosa por fazer parte da empresa nesse momento!
Sucesso, Fruki!!!
Parabéns muito Sucesso… Que Deus abençoe a Fruki…