No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar a população sobre a necessidade de preservação do principal recurso para a nossa sobrevivência. Preocupada com os impactos ao meio ambiente, a Bebidas Fruki tem na sua essência a responsabilidade em cuidar da principal matéria-prima dos nossos produtos.
De acordo com o Supervisor de Meio Ambiente, Lucas Lengler, o processo para produção dos produtos da Bebidas Fruki exige muita atenção em todas as etapas.
“Os cuidados passam desde a construção de um poço, que é feita com empresas especializadas – captação, tratamento, monitoramento com um sistema pioneiro de gestão – até o destino final das águas que não podem mais ser utilizadas ou reutilizadas no processo”.
A água dos produtos da Bebidas Fruki é proveniente de poços tubulares profundos, localizados no município gaúcho de Lajeado, dentro e nos arredores da empresa, que captam água do Aquífero Guarani. Para poder realizar o seu uso é necessário passar por processos de licenciamento com o Departamento de Recursos Hídricos e Agência Nacional de Mineração, que autorizam o uso dos recursos naturais para diferentes finalidades. “Estes procedimentos podem demorar de alguns meses até 2 anos para poder iniciar o uso das fontes”, explica Lucas.
Pensando na preservação dos recursos naturais de Lajeado, a Bebidas Fruki foi a primeira empresa a ter uma estação de tratamento de água na região. Com o passar do tempo, a água da chuva também começou a ser utilizada, assim como a reutilização da água de origem do processo para fins menos nobres como torres de resfriamento e caldeira, tornando-se uma empresa de referência em eficiência no uso de água.
“Mesmo assim, em 2013, pensando em cuidar melhor deste recurso precioso, foi implementado o Sistema de Gestão de Água, que monitora em tempo real todos os consumos de água da Fruki, a captação das fontes e outros processos, para que seja possível gerar ações que mitiguem os desperdícios, além de podermos usar com mais segurança as nossas fontes devida automação do sistema que pode ser operado diretamente da tela de um computador”, afirma Lucas. A meta deste ano para a gestão de águas é 1,455 L/L Litros de água por Litros de Bebida, explica o Supervisor.
Lucas detalha que, para extrair a água, a Bebidas Fruki paga Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) que é paga em virtude da venda da água mineral.
Além disso, a empresa segue o programa de qualidade e segurança de alimentos “Boas Práticas de Fabricação” (BPF), que reforça a sanitização de toda tubulação de acordo com os cronogramas pré-definidos, além de passar por auditorias diárias do controle de qualidade para avaliar a eficiência do procedimento denominado CIP (Clean In Pleace).
Celebração
Em celebração ao Dia Mundial da Água e também ao aniversário de 20 anos da marca, a Água da Pedra, água mineral da Bebidas Fruki, uniu forças às startups Grilo, de mobilidade urbana, e Trashin, de gestão de resíduos 360º, para a criação do projeto Coletores de Resíduos Itinerantes, conhecido como “Cri Cri”, que ficam acoplados a cinco veículos elétricos do Grilo e têm capacidade para receber até 20 mil litros de material reciclável ao longo de toda a campanha. (leia mais aqui)
Mesmo estando em um país com a maior reserva hidrográfica do mundo e além do maior aquífero (água subterrânea) transfronteiriço do mundo, a distribuição de água ainda é muito desigual, seja por falta de saneamento básico ou por longas estiagens que a cada ano são potencializadas por degradação das nossas florestas. Por isso, a sensibilização do Dia Mundial da Água não deve ficar concentrada apenas no dia 22 de março, mas em todos os dias.
“A preservação e os cuidados de nossos recursos naturais são extremamente importantes e isso não deve ser limitado somente a empresas e sim a todas as pessoas nas mais diversas finalidades”, conclui Lucas.