Desenvolvimento na Indústria: Programa Evoluir forma mais duas turmas em 2022

Tempo de leitura: 4 minutos

Com o objetivo de capacitar os profissionais da área da Indústria, por meio da potencialização do conhecimento técnico, o Programa Evoluir, que está em prática desde 2014, conta com mais duas turmas formadas em 2022. 
O programa, que reforça o compromisso da Fruki Bebidas em Investir em profissionais engajados e motivados, visa promover mais desenvolvimento e oportunidades internas, atendendo às demandas do segmento e primando pela qualidade dos produtos.

Como funciona?

Para garantir excelência nos conteúdos, a grade de disciplinas do Programa Evoluir é estruturada a partir de uma análise de cursos técnicos disponíveis na região. Além disso, busca atender às necessidades do público e da empresa. Os alunos são selecionados por meio de um processo seletivo, que considera como público-alvo os auxiliares de produção e os operadores de máquina. 

“A grade curricular do programa contempla conteúdos bem específicos, abordando a parte técnica dos equipamentos, a fabricação de bebidas, a segurança do trabalho e a alta performance dos profissionais. As disciplinas são ministradas por instrutores internos e fornecedores e, a cada ano, essa grade curricular passa por uma avaliação para identificar oportunidades de melhorias e de atualizações”, explica o Gerente Industrial, Ivan Roberto Muller, que pontua alguns resultados positivos do programa, tais como melhorias no índice de retenção dos profissionais e na produtividade dos processos, dentre outros.

“Tendo uma ‘Visão de Futuro’, estamos planejando, cada vez mais, intensificar a grade curricular, trazendo novos conceitos e tendências, oferecendo aos nossos profissionais o que realmente é necessário para que eles possam usar de diferencial na execução das suas atividades. Podemos dizer que temos uma escola de formação interna na área, e isto está sendo um grande diferencial para atender a todos os desafios, assim como será a base para continuar avançando, olhando para o futuro da empresa”, acrescenta o Gerente Industrial.

A Assistente de DH e organizadora do programa, Fernanda Schmidt, conta que, em 2022, devido à alta demanda, foi necessário formar duas turmas do programa, a Evoluir A e a Evoluir B. A Evoluir A contou com a participação de 11 profissionais e a Evoluir B, que está em andamento neste segundo semestre (a formatura acontecerá na próxima semana), conta com 9 participantes internos.

Grupo Evoluir A
Grupo Evoluir B

“Por meio do programa, capacitamos os profissionais para futuras oportunidades internas e desenvolvemos os operadores para a realização de um trabalho de excelência, voltado diretamente às necessidades e aos conhecimentos que a nossa indústria demanda, e isso reflete na motivação e na qualidade dos nossos processos e produtos”, destaca Fernanda. 

Após a conclusão das aulas, a formatura do  Evoluir é realizada, sendo um momento especial que conta com a participação de todos os instrutores, lideranças da área, gerente e Diretor Industrial. A ocasião valoriza o protagonismo dos profissionais na busca contínua da evolução, inspirando-os a ir além.

Alguns fatos do programa

2013: início do desenvolvimento do Programa Evoluir, com o objetivo de aprimorar continuamente os processos da área industrial. Em virtude da escassez de mão de obra no mercado naquele período, a solução encontrada foi elaborar um programa interno de Formação de Operadores de Máquina.

2015: formatura da primeira turma, que contou com 15 profissionais.

2022: até o momento, tivemos a conclusão de seis turmas e 62 profissionais formados.

Confira alguns depoimentos de quem participou do Programa Evoluir:

“Foi extremamente importante participar do Programa Evoluir. Os conteúdos foram excelentes, ensinados por ótimos professores. É uma iniciativa fantástica da empresa, que deve servir como exemplo, pois estão nos passando um conhecimento que poderemos retribuir, contribuindo para resultados mais eficientes na empresa. Estou ansioso para finalizar e concluir esse excelente programa”, José Danrlei Joaquim – Operador de Máquina II, participante da turma Evoluir B. Trabalha há dois anos na Fruki.

“Participar do Evoluir foi muito bom. O programa abordou conteúdos que fazem parte do nosso dia a dia na Fruki, ajudando a entender melhor os processos de produção, como processos pneumáticos, motores, pré-formas, ferramentas gerais, preparação da bebida, dentre vários outros. Com certeza é uma capacitação muito importante para os operadores”, Lucas da Silva Machado – Operador de Máquina I, participante da turma Evoluir B. Trabalha há um ano Fruki.

O Programa Evoluir é um sucesso e referência em benchmark, incentivando empresas da região a nos procurarem para compreender a dinâmica. 

Compartilhe, nos comentários, o que você acha da iniciativa!

    2 respostas

    1. Parabééns a todos os envolvido, programa de grande excelência e contribuição ao negócio e as pessoas! Fruki sempre dando um shoow em suas estratégias de desenvolvimento

    2. Que programa Fantástico!
      Parabéns Fernanda Schmidt, pela condução deste programa no ano de 2022!
      É gratificante acompanhar a evolução deste profissionais, e é um grande orgulho trabalhar em uma empresa que investe em capacitação das suas pessoas! Assim, todos crescem, todos evoluem, juntos!
      Resultados são elevados, Qualidade dos produtos e dos processos aumenta, Profissionais são desenvolvidos!
      Sucesso aos formados do Programa Evoluir 2022! Que venham as novas oportunidades, e que vocês sigam na busca por conhecimento e capacitação! Sempre em frente!!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *