Conexão entre áreas: sinergia dentro da Indústria alavanca resultados

Tempo de leitura: 5 minutos

A Fruki é uma empresa em expansão. Para que possamos ter sucesso em nossos objetivos e seguir crescendo de maneira sustentável, o trabalho de cada um do nosso time é essencial.

Por meio da Jornada do Sabor Fruki, fortalecemos a nossa cultura e convidamos nossos profissionais a darem seu 100% em todas as etapas, até que os nossos produtos cheguem aos clientes e consumidores. 🚀

Nesta edição, seguindo a série de CONEXÃO ENTRE ÁREAS, vamos conferir como a sinergia dentro da área Industrial (Suprimentos e Produção) alavanca resultados, impactando na qualidade do nosso atendimento, no cumprimento de prazos e combinados e na redução de custos. Confira! ⬇️

Profissionais de diversas áreas se reuniram
em kick off de ampliação de Paverama

Segundo o Gerente Industrial, Ivan Roberto Muller, a principal atribuição da área de Produção é:

➡️ Transformar as matérias-primas em produtos, seguindo todos os padrões e especificações dentro do prazo definido, com o menor custo e atendendo a todos os requisitos dos processos e das áreas.


Já a área de Suprimentos, de acordo com seu Gerente, Paulo José Menezes Amorim, tem como atribuições:

➡️ Garantir alto nível de serviço para as linhas de produção, com níveis de estoque otimizados.

➡️ Gerenciar estratégias, custos, prazos de pagamentos e relacionamento com fornecedores de matérias-primas, materiais indiretos e serviços.

➡️ Desenvolver e alterar produtos no prazo, custo, investimento e qualidade definidos na concepção do projeto.

A Produção necessita das matérias-primas dentro das especificações definidas e nas quantidades planejadas em cada linha de envase. Por outro lado, a área de Suprimentos é responsável em fornecer todos esses recursos. 

O Gerente Industrial também compartilha um exemplo que ele considera como um grande case de sucesso na Fruki.

Temos uma agenda semanal na qual discutimos projetos que possam trazer oportunidades para a Fruki em termos de redução de custos. Nela, debatemos as melhores estratégias e possibilidades. Por meio de iniciativas que passaram por este fórum, nos últimos quatro anos já foram contabilizados mais de R$ 22 milhões em economias”, observa.

Para os gestores, essa economia é fruto de esforços conjuntos das áreas de Suprimentos, Indústria, P&D, Qualidade, PCP e Marketing, conquistada a partir da implementação de 90 projetos, que envolveram mudanças de fornecedores, novas negociações, alterações de produtos e melhorias logísticas. 

“Este valor entra no resultado da empresa, independentemente de fatores conjunturais como flutuações nos preços das commodities ou de variações cambiais. Isso só foi possível por meio da colaboração entre áreas e da busca constante por inovação, pois todos do time precisaram sair de uma zona de resistência, a qual prioriza métricas de curto prazo setoriais, para promover o novo em busca de resultados de longo prazo para o negócio”, explica Paulo.

“Nenhuma redução de custos poderia afetar a qualidade do produto ou a segurança da operação. Ao mesmo tempo, capturávamos todas as oportunidades que surgiam. Esta iniciativa está totalmente incorporada na cultura industrial da Fruki e já estamos montando o portfólio de projetos de 2025, buscando refletir no orçamento do ano que vem as melhorias em execução e transformar as ideias em projetos com maior potencial de implementação”, complementa. 

“A conexão entre áreas é essencial, pois fortalece a integração entre setores e todos que estão envolvidos neste processo. Começa pelo trabalho da liderança e, depois, passa para o restante da equipe. Além de deixar os objetivos de qualquer iniciativa muito claros, torna os processos mais eficientes, aumenta a produtividade, fortalece o espírito de cooperação entre os profissionais, fomenta novas oportunidades por deixar o ambiente mais colaborativo e deixa todos alinhados em prol do foco central da organização. Quanto maior a conexão entre as áreas, maior será o espírito de cooperação entre os profissionais. Precisamos cada vez mais buscar construir esta prática”.

Ivan Roberto Muller, Gerente Industrial.


As áreas possuem profissionais com experiências e habilidades complementares. Sendo assim, ao unirmos forças, conseguimos ver partes do todo com perspectivas distintas que ajudam a solucionar problemas, mitigar riscos e garantir os resultados. Esta sinergia traz benefícios também no protagonismo de cada membro da equipe, ao vermos que os projetos afloram não somente das lideranças, mas, principalmente, de ideias oriundas da equipe administrativa e operacional ao verificarem oportunidades de melhoria nas atividades sob suas responsabilidades. Quanto mais próximas nossas equipes estiverem, maior será o alinhamento e a empatia para entender as dores da outra área. Isto favorece a criação de objetivos comuns que trazem um senso de colaboração e motivação para alcançar as metas traçadas. Ao estarem conectadas, o problema de uma área se torna o problema da outra. Este ambiente traz o foco e a prioridade para resoluções conjuntas com a celeridade que o segmento de bebidas exige, especialmente no ambiente de crescimento das operações em que estamos inseridos”.

 Paulo José Menezes Amorim, Gerente de Suprimentos.

Você também considera a conexão entre as áreas importante?
Conta pra gente nos comentários! 🥰 🚀

    Uma resposta

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *