Como nascem os projetos estratégicos na Fruki? Como você pode participar?

Tempo de leitura: 4 minutos

A Fruki tem apresentado um amplo crescimento nos últimos anos. Para que possamos atuar com mais agilidade e assertividade para atender às necessidades do negócio, de maneira estruturada e com foco na melhoria contínua das nossas entregas, contamos com alguns projetos de diferentes áreas em andamento.

🔎 Mas o que é um projeto?

Resumidamente, é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado únicos. 

Na Fruki, a área de PMO (da sigla em inglês Project Management Office ou, em português, Escritório de Projetos) é responsável por coordenar e padronizar nossos projetos.

“O PMO faz a gestão de todos os projetos na Fruki. E, quando falamos em projeto, é algo que envolve orçamento definido e uma entrega específica. Também mantemos as ferramentas de metodologia atualizadas, além de idealizarmos capacitações para formar profissionais que desejam se tornar líderes de projetos”, detalha Márcio Gonçalves Aires, Especialista de Projetos da Fruki.

Márcio está à frente da área de PMO e atua com uma visão sistêmica da empresa. Ou seja, tem conhecimento de todos os nossos projetos e suas respectivas conexões com os objetivos estratégicos da empresa. Isso evita que dois projetos semelhantes ou com o mesmo foco sejam realizados ao mesmo tempo.

Márcio também diz que é comum que as pessoas confundam projetos com a implementação de um software, mas não é somente isso, já que projetos podem incluir diversas frentes do negócio. Para explicar melhor, ele compartilha algumas das iniciativas que estão em andamento na Fruki:

Busca implantar um software para gestão do processo de expedição, compreendendo a paletização da carga (distribuição adequada no veículo), a estrutura e a padronização da montagem do palete, a conferência cega (até 3 níveis) e a validação de documentos para liberação do veículo. 

Automatização do processo de construção e atualização das tabelas de preços e descontos por segmento, canal, região, cliente e sku. Visa sistematizar o Input de dados internos (custos, vendas, orçamento) e dados externos (preços de ponta e Scanntech), melhorando a assertividade por meio da simulação de cenários.

Pretende mapear a experiência dos clientes B2B (empresas para empresas) e identificar a jornada ideal para os clientes mais relevantes. A proposta de valor consiste em compreender a fundo os clientes da Fruki, identificando todos os aspectos relevantes no processo de compra e venda, sob a perspectiva do cliente, para encontrar soluções que melhorem significativamente sua experiência e satisfação. A partir da pesquisa com os clientes, espera-se a definição de um blueprint (diagrama) de serviço da Fruki (baseado em Design de Serviços) e um relatório de visão de cliente, contendo tendências, oportunidades de mercado e apontamentos para soluções inovadoras e centradas no cliente, com foco em soluções digitais.

É possível que qualquer profissional, mesmo não tendo um cargo de gestão, seja líder de um projeto. “Temos dois papéis nos projetos. Um é do líder de projeto, que pode ser qualquer profissional, independentemente de seu cargo, desde que entenda do negócio. O outro é do patrocinador, que é o gerente ou diretor da área, que responde estrategicamente por aquele projeto”, ressalta Márcio.

O profissional interessado deve conversar com seu gerente ou diretor para expor a ideia de projeto para alinharem a viabilidade e, então, procurar o PMO. “Se o profissional tem uma ideia interessante, nós conversamos e a transformamos em um case de negócio, em que avaliamos a viabilidade técnica e financeira e se ela está alinhada à estratégia da Fruki, entendendo se realmente pode se tornar um projeto”, relata.

Cada iniciativa, antes de iniciar, passa por uma validação do Comitê de Projetos, formado por membros da Diretoria e gerentes estratégicos. O grupo se reúne mensalmente para validar potenciais projetos. De acordo com o especialista, essa flexibilidade é um diferencial da Fruki.

➡️ Iniciação: definição inicial do projeto e autorização para começar;
➡️ Planejamento: elaboração do plano detalhado do projeto;
➡️ Execução: implementação do plano de projeto;
➡️ Monitoramento e Controle: acompanhamento do progresso e controle das mudanças;
➡️ Encerramento: conclusão formal do projeto e entrega do produto final.

Existem duas metodologias utilizadas em PMO, a tradicional (cascata) e a ágil (scrum, kanban). A primeira é adotada em projetos com requisitos estáveis e bem definidos, já a segunda é aplicada em projetos em que as mudanças frequentes são esperadas ou necessárias. Por exemplo:

Cascata: Construção civil, manufatura.
Ágil: Desenvolvimento de software, marketing digital.

Márcio, que iniciou sua jornada na Fruki há quatro meses e acumula vasta experiência na área de PMO, salienta um dos diferenciais com a reestruturação recente da área. “Transformamos a cultura de como estamos fazendo projetos na Fruki, olhando para a entrega de valor, não apenas para cronogramas e datas específicas. O principal questionamento é: o que esse projeto está trazendo para os nossos clientes?”. 

Em breve, iremos oferecer uma capacitação completa no Acelera Fruki para quem desejar ser líder de projeto e saber mais sobre o assunto. A partir de 2025, só poderão ser líderes de projetos os profissionais que tiverem concluído esse curso. 

Além disso, vamos promover um workshop geral sobre projetos e rodas de conversa, com a participação de especialistas de mercado, trazendo tudo o que há de mais atual no mundo dos negócios.

    Uma resposta

    1. Muito bom ter o apoio da Fruki – e do PMO – para tirar ideias do papel e impulsionar ainda mais nossas entregas!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *