Como a parceria das áreas de Trade e TI otimiza processos e agrega no dia a dia

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Todos os nossos profissionais são imprescindíveis para a Fruki. Por isso, é tão importante que cada um compreenda o seu papel e tenha consciência do impacto que tem no negócio e no produto final, que é entregue aos nossos clientes e consumidores.

Tendo isso em vista, destacamos nesta matéria a conexão entre as áreas de Trade Marketing e TI, que são fundamentais para que tudo corra conforme o esperado dentro da empresa, contribuindo para que a experiência dos nossos clientes seja sempre a melhor.

A área de Trade Marketing é responsável por alinhar as melhores estratégias para aumentar as vendas e otimizar a experiência de compra dos nossos clientes e consumidores nos canais de distribuição, com técnicas e ações focadas na apresentação do produto no ponto de venda.

De acordo com Rafael Diniz, Supervisor de Trade Marketing, com base na análise de dados e estatística, o time planeja e orienta estrategicamente para quais regiões e grupos de clientes a Fruki, por meio da área Comercial, efetua os investimentos no mercado para vender ainda mais!

Exemplo da atuação do Trade no ponto de venda.

“Fazemos investimentos em ativos emprestados ao mercado (geladeiras, por exemplo), campanhas promocionais e estudamos a forma que devemos expor os produtos da Fruki nos pontos de venda atendidos”, explica.

Já a área de TI conta com verticais de operações/sustentabilidade que são os grandes responsáveis por manter o dia a dia da operação da empresa, garantindo que os sistemas estejam disponíveis e seguros. Além disso, também aplica melhorias contínuas nos sistemas e busca implantar soluções de tecnologia, a fim de proporcionar mais agilidade a todas as áreas da empresa, inovando e agregando ainda mais valor ao nosso negócio.

Leandro Lottermann, Coordenador de Sistemas, conta que o time tem como lema:

“Em tecnologia, pessoas fazem toda a diferença”.

O setor mantém um canal de demandas de suporte, o TI Atende, que atende a todos os times da Fruki e está disponível para os profissionais em todas as plataformas corporativas (Teams, e-mail, telefone, WhatsApp e sistema Qualitor de abertura de chamados).

Para as demais ações de busca de soluções de tecnologia, o Jean Silva é o Analista de Negócios de referência da área.

Time da área de TI

O Jean já estava no time de Suporte de Sistemas, e agora vem atuando como Business Partner da área. Assim, nessa relação, a proximidade e a sinergia entre os times se tornam ainda mais essenciais.

A relação entre as áreas de Trade e TI está na atuação em conjunto para implantar novas soluções, principalmente na automação dos diversos processos e rotinas de trabalho da empresa, que têm impacto direto nos nossos clientes.

“A sinergia deve ser essencial e devemos buscar, cada dia mais, essa proximidade e interação, pois os processos e as regras de negócio são definidos pelas áreas, e nós temos a missão de encontrar e aplicar soluções aderentes a elas”, pontua Leandro.

Quando há uma nova função a ser implementada, o Jean, representando o TI, atua realizando toda a orquestração entre os setores e faz o checkpoint com o Trade Marketing, organizando as ações necessárias para essa implementação, como participar de testes, treinamentos e operação assistida.

Um exemplo da conexão entre as áreas é o processo de movimentação de ativos. “Estamos implementando o novo sistema Fluig para operar e ter controle dessa grande operação, que movimenta mais de 40 mil ativos por ano entre empréstimos, recolhas e eventos”, explica Rafael.

O sistema Fluig é um gerenciador de processos que está sendo integrado ao planejamento de recursos empresariais (ERP, do inglês enterprise resource planning). Ele auxilia a termos uma operação automatizada e um processo mais ágil e com maior controle, para a movimentação de ativos da Fruki emprestados ao mercado e a eventos.

Além disso, a plataforma DocuSign, para coleta de assinatura digital junto aos clientes, também é um dos processos que ilustra a parceria entre as áreas.  

“A conexão e o alinhamento entre as áreas de Trade e TI são imprescindíveis para dar suporte ao crescimento esperado pela Fruki”, explica Rafael Diniz, Supervisor de Trade Marketing.

“Há uma quantidade enorme de processos que têm impacto direto ao cliente Fruki e temos a missão de, juntos, aprimorar a experiência do time de Trade, pois em qualquer aplicação que melhore suas rotinas, estaremos melhorando a experiência dos nossos clientes, também”, afirma Leandro Lottermann, Coordenador de TI.

*Depoimentos que reunimos de alguns dos comentários de duas matérias que fizemos sobre o tema.


Veja também como as áreas de Distribuição e Vendas inovam nas entregas e o conteúdo sobre a parceria entre as áreas de Produção e Vendas.

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