Todos os nossos profissionais são imprescindíveis para a Fruki. Por isso, é tão importante que cada um compreenda o seu papel e tenha consciência do impacto que tem no negócio e no produto final, que é entregue aos nossos clientes e consumidores.
Tendo isso em vista, destacamos nesta matéria a conexão entre as áreas de Trade Marketing e TI, que são fundamentais para que tudo corra conforme o esperado dentro da empresa, contribuindo para que a experiência dos nossos clientes seja sempre a melhor.
A área de Trade Marketing é responsável por alinhar as melhores estratégias para aumentar as vendas e otimizar a experiência de compra dos nossos clientes e consumidores nos canais de distribuição, com técnicas e ações focadas na apresentação do produto no ponto de venda.
De acordo com Rafael Diniz, Supervisor de Trade Marketing, com base na análise de dados e estatística, o time planeja e orienta estrategicamente para quais regiões e grupos de clientes a Fruki, por meio da área Comercial, efetua os investimentos no mercado para vender ainda mais!
“Fazemos investimentos em ativos emprestados ao mercado (geladeiras, por exemplo), campanhas promocionais e estudamos a forma que devemos expor os produtos da Fruki nos pontos de venda atendidos”, explica.
Já a área de TI conta com verticais de operações/sustentabilidade que são os grandes responsáveis por manter o dia a dia da operação da empresa, garantindo que os sistemas estejam disponíveis e seguros. Além disso, também aplica melhorias contínuas nos sistemas e busca implantar soluções de tecnologia, a fim de proporcionar mais agilidade a todas as áreas da empresa, inovando e agregando ainda mais valor ao nosso negócio.
Leandro Lottermann, Coordenador de Sistemas, conta que o time tem como lema:
“Em tecnologia, pessoas fazem toda a diferença”.
O setor mantém um canal de demandas de suporte, o TI Atende, que atende a todos os times da Fruki e está disponível para os profissionais em todas as plataformas corporativas (Teams, e-mail, telefone, WhatsApp e sistema Qualitor de abertura de chamados).
Para as demais ações de busca de soluções de tecnologia, o Jean Silva é o Analista de Negócios de referência da área.
O Jean já estava no time de Suporte de Sistemas, e agora vem atuando como Business Partner da área. Assim, nessa relação, a proximidade e a sinergia entre os times se tornam ainda mais essenciais.
A relação entre as áreas de Trade e TI está na atuação em conjunto para implantar novas soluções, principalmente na automação dos diversos processos e rotinas de trabalho da empresa, que têm impacto direto nos nossos clientes.
“A sinergia deve ser essencial e devemos buscar, cada dia mais, essa proximidade e interação, pois os processos e as regras de negócio são definidos pelas áreas, e nós temos a missão de encontrar e aplicar soluções aderentes a elas”, pontua Leandro.
Quando há uma nova função a ser implementada, o Jean, representando o TI, atua realizando toda a orquestração entre os setores e faz o checkpoint com o Trade Marketing, organizando as ações necessárias para essa implementação, como participar de testes, treinamentos e operação assistida.
Um exemplo da conexão entre as áreas é o processo de movimentação de ativos. “Estamos implementando o novo sistema Fluig para operar e ter controle dessa grande operação, que movimenta mais de 40 mil ativos por ano entre empréstimos, recolhas e eventos”, explica Rafael.
O sistema Fluig é um gerenciador de processos que está sendo integrado ao planejamento de recursos empresariais (ERP, do inglês enterprise resource planning). Ele auxilia a termos uma operação automatizada e um processo mais ágil e com maior controle, para a movimentação de ativos da Fruki emprestados ao mercado e a eventos.
Além disso, a plataforma DocuSign, para coleta de assinatura digital junto aos clientes, também é um dos processos que ilustra a parceria entre as áreas.
“A conexão e o alinhamento entre as áreas de Trade e TI são imprescindíveis para dar suporte ao crescimento esperado pela Fruki”, explica Rafael Diniz, Supervisor de Trade Marketing.
“Há uma quantidade enorme de processos que têm impacto direto ao cliente Fruki e temos a missão de, juntos, aprimorar a experiência do time de Trade, pois em qualquer aplicação que melhore suas rotinas, estaremos melhorando a experiência dos nossos clientes, também”, afirma Leandro Lottermann, Coordenador de TI.
*Depoimentos que reunimos de alguns dos comentários de duas matérias que fizemos sobre o tema.
Veja também como as áreas de Distribuição e Vendas inovam nas entregas e o conteúdo sobre a parceria entre as áreas de Produção e Vendas.
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