No ano do centenário, 98 profissionais são homenageados por tempo de empresa!
Confira os profissionais que completaram 30, 25, 20 e 5 anos de Fruki Bebidas!
Confira os profissionais que completaram 30, 25, 20 e 5 anos de Fruki Bebidas!
Milhões de litros de água doados, apoio aos profissionais atingidos pelas fortes chuvas, Canal de Acolhimentos e outras ações expressam a união e a solidariedade do time Fruki.
Confira os profissionais que completaram 30, 25, 20 e 5 anos de Fruki Bebidas!
Milhões de litros de água doados, apoio aos profissionais atingidos pelas fortes chuvas, Canal de Acolhimentos e outras ações expressam a união e a solidariedade do time Fruki.
15 profissionais de diversas áreas da Fruki se comprometem em identificar oportunidades que envolvem as dimensões ESG, além de recomendar e participar da criação de novas ações que evidenciam o nosso propósito.
A união faz a força! E com a colaboração dos nossos profissionais, tivemos a oportunidade de ajudar pessoas que foram afetadas pelas enchentes no início do mês. Mais que isso: espalhamos gentileza e carinho nesse momento de tantas dificuldades.
Quem completou 5, 10, 15, 20, 25 e 40 anos de Fruki recebeu uma bela homenagem da empresa! Acesse para ver a galeria de fotos desse evento que nos enche de orgulho!
No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), trazemos algumas práticas que fortalecem o nosso valor Abraçar a Sustentabilidade. As iniciativas fazem parte do ESG, um projeto estratégico da Fruki que reúne e desenvolve práticas ligadas aos pilares Ambiental, Social e Governança.
A primeira visita já aconteceu, no Centro de Distribuição de Canoas. O momento, muito aguardado pelo nosso time, foi um sucesso!
A primeira visita já aconteceu, no Centro de Distribuição de Canoas. O momento, muito aguardado pelo nosso time, foi um sucesso!
A Fruki Bebidas está se aproximando do seu centenário. Nesse quase um século de história, sempre tivemos o compromisso com os nossos valores, que nos guiam para um relacionamento de respeito com o nosso público (clientes, profissionais, parceiros, fornecedores, acionistas e comunidade em geral). Para isso, contamos com o Código de Ética da Fruki, que tem como objetivo estabelecer os princípios éticos e as normas de conduta que devem orientar as relações de trabalho de todos os nossos profissionais, independentemente das suas atribuições e responsabilidades, estendendo-se a terceiros. O Código de Ética norteia todas as nossas ações, contribuindo para a transformação, a inovação e o crescimento sustentável da empresa. Ou seja, é um instrumento que serve como um guia para as pessoas que aderem a ele e se comprometem com o seu conteúdo. O profissional, ao começar a sua jornada na Fruki, é apresentado ao código. Isso possibilita uma imersão nas nossas normas de conduta e nas orientações diante algumas situações que podem acontecer no dia a dia (quando, por exemplo, estiver dirigindo um veículo da empresa ou visitando algum cliente). No mês de março, estaremos realizando o treinamento obrigatório na plataforma Engage, sobre o Código de Ética. Canal de Denúncias garante anonimato dos denunciantes Recentemente, implementamos um Canal de Denúncias, disponível para denúncias de atos de não conformidade com o Código de Ética, políticas e regulamentos internos e, ainda, de legislações municipais, estaduais ou federais. O canal pode ser utilizado por profissionais, clientes, prestadores, fornecedores público em geral, podendo ser acionado em caso de suspeita ou conhecimento de desvios, violação ou potencial transgressão de princípios éticos, políticas, normas, leis e regulamentos, entre outras condutas impróprias. A ferramenta é mantida por uma empresa terceirizada, portanto é externa à estrutura da Fruki Bebidas, o que visa reforçar as garantias de anonimato dos denunciantes, se estes assim o desejarem. As denúncias serão recebidas por meio da WEP Compliance mediante acesso ao telefone 0800-222-1234 (das 8h às 11:30h e das 13:30 às 17:30h, em dias úteis) ou pelo site do Canal de Denúncias. Contamos com a colaboração de todos para fortalecer o nosso DNA e a nossa Paixão por oferecer o melhor sabor, construindo conexões verdadeiras e fazendo a diferença na vida das pessoas e do planeta.
Rumo ao nosso aniversário de 100 anos, estamos inovando e lançando a nossa nova marca institucional: a Fruki Bebidas, que está alinhada à nossa essência e ao nosso propósito: “Paixão por oferecer o melhor sabor, construindo conexões verdadeiras e fazendo a diferença na vida das pessoas e do planeta”. A mudança foi anunciada durante o Esquenta 22/23, pela Gerente de Marketing, Maria Eduarda Bastos Gigena, que subiu ao palco para apresentar a novidade aos profissionais em primeira mão, antes mesmo que fosse anunciada à imprensa e ao mercado. “O que é marca? Marca é o nosso propósito de ser e existir, marca é o que transmitimos para as pessoas, para os nossos clientes, consumidores e parceiros. É um legado. Quando falamos em marca, o que nos inspira?”, indagou a gerente. “A nova marca fortalece a qualidade, a confiança e o nosso portfólio”, acrescentou Maria Eduarda. A Diretora-Presidente, Aline Eggers Bagatini, complementou que a marca preserva sua essência, respeitando o legado e a história da Fruki. “Nós trouxemos mais leveza para prepará-la para a nossa trajetória. É uma mudança sutil, mas extremamente importante. Agora, ela não está mais tão vinculada ao refrigerante, o que abre portas. Parabéns ao time de Marketing”, destacou. O Diretor Administrativo e de Marketing, Júlio Eggers, também ressaltou o significado da nova marca, que simboliza as transformações que estão no horizonte da empresa. “Faz tempo que não somos uma empresa somente de refrigerantes, que são fundamentais para o nosso negócio, mas oferecemos muito mais”, pontuou. O que você achou da mudança? Compartilhe nos comentários!
Os profissionais da Fruki Bebidas se surpreenderam com a performance do Grupo Tholl, uma das atrações do Esquenta 22/23. Os artistas deram um show, fazendo com que a plateia aplaudisse a cada número. Após a apresentação, os Diretores Júlio Eggers (Administrativo e de Marketing), Júlio Nascimento (Industrial) e João Miranda (Comercial), subiram ao palco para falar ao público. O trio abordou as principais características da trupe circense, fazendo uma conexão com as características e as competências do time Fruki. “Quanto eles treinaram para estar aqui? Quanto tempo eles precisaram trabalhar para se apresentarem com esse espetáculo maravilhoso? Estamos nos reunindo, no Esquenta, para nos prepararmos para o verão. Então, estamos nos organizando, treinando, conversando, aprendendo e nos desafiando”, comentou Eggers. “Vimos a importância de todos estarem alinhados com o mesmo objetivo, com a responsabilidade de cada um para fazer o melhor todos os dias. O nosso time está praticando o seu protagonismo, treinando a eficiência para fazer o melhor verão da nossa história”, complementou Nascimento. “Nós estamos sentindo a crescente integração entre todas as pessoas do time da empresa. Isso está cada vez mais pulsante. Todas as áreas estão se importando com o negócio. Por isso, precisamos pensar: ‘o que eu faço é a coisa mais importante da Fruki. Se eu fizer isso aqui, muito bem feito, farei a diferença’”, pontuou Miranda. Confira algumas das características do Grupo Tholl que estão conectadas às nossas competências: Dedicação: Para poder executar os números, que exigem concentração, equilíbrio e talento, os artistas precisam treinar muito. Além do esforço físico e mental, é necessário ter foco total na ação. Essa dedicação está conectada à competência PROTAGONISMO. Ou seja, reflete a responsabilidade do profissional pelas suas atitudes, entregas e pelo seu desenvolvimento. Também define o empenho por uma gestão do tempo de qualidade, pelo reconhecimento da autonomia e pela comunicação assertiva e empática. Trabalho em equipe: Durante a apresentação, muitos atos são realizados em dupla ou em grupo. Com isso, a parceria e a confiança são fundamentais para fazer acontecer. Além disso, por detrás das cortinas, há uma equipe que oferece assistência para a trupe, atenta para auxiliar e dar todo o suporte necessário. Ou seja, nenhum trabalho é feito por uma pessoa só, e isso se aplica totalmente na Fruki Bebidas, porque é a partir de um conjunto de talentos, cada qual com a sua responsabilidade, que construímos o sucesso do nosso negócio. O trabalho em equipe está conectado às competências INTELIGÊNCIA SOCIAL e VISÃO INTEGRADA. Por meio da Inteligência Social, o profissional mantém relacionamentos e parcerias saudáveis, estando aberto à escuta ativa, fortalecendo relações de confiança baseadas em autenticidade e transparência e valorizando o que cada um tem de melhor. Afinal, é a união das competências que potencializa a performance. Já a Visão Integrada contempla o estabelecimento de parcerias que buscam soluções colaborativas, focando no que é melhor para a empresa e para o cliente. Com essa competência, o profissional se posiciona, falando o que acredita e promovendo conversas com respeito à diversidade de ideias. Mais que isso, ele compreende o seu papel e o impacto que as suas entregas e decisões causam ao negócio. Superação de desafios: Em uma apresentação ao vivo, nem tudo pode ocorrer 100% conforme o planejado, e imprevistos são bem comuns. O artista pode tropeçar, por exemplo, mas cabe a ele decidir como proceder. No dia a dia, também pode ser que algo saia da rotina, ou que haja algum problema, demandando ao profissional agir com foco na solução. Sendo assim, a competência ADAPTABILIDADE está presente na maneira com que reagimos a pressões, obstáculos e problemas, buscando, dessa maneira, novas formas de fazer; ou quando somos flexíveis às transformações, sem perder a nossa essência. Busca pela melhoria contínua: Depois da hora do show, é necessário analisar a apresentação, procurando mapear o que deu certo e pontos a melhorar, buscando a evolução contínua. Esta análise, seja em grupo ou individual, promove as competências INOVAÇÃO e CAPACIDADE DA ENTREGA. Com a Inovação, o profissional tem coragem para questionar e implementar soluções criativas e diferenciadas, propondo alternativas mais ágeis e simples; está aberto(a) ao novo, respeitando as opiniões diversas e encarando os erros como oportunidades de aprendizado e ouve e conhece as necessidades dos clientes para promover uma experiência única de atendimento. A Capacidade de Entrega está alinhada à compreensão do objetivo a ser atingido, amparada ao planejamento e execução das entregas com qualidade e pontualidade, conforme as condições existentes. Esse profissional propõe soluções e toma decisões baseadas em dados, informações e variáveis, entendendo os seus impactos no negócio e na satisfação do cliente. Também, sabe organizar a sua rotina e a sua agenda de maneira produtiva, fazendo mais com menos, em busca de resultados sustentáveis. Neste verão, vamos surpreender e encantar clientes e consumidores, trabalhando para fazer o melhor e alavancar resultados! O palco é nosso, e o show só depende de nós!
Do momento da admissão ao dia a dia repleto de aprendizados e de dedicação. Na Bebidas Fruki, agradecemos aos nossos profissionais que buscam Trabalhar para fazer o melhor, um valor que reflete nas nossas entregas e nos nossos resultados. Por isso, investimos em profissionais engajados e motivados, celebrando quem está conosco, construindo a nossa história. É gratificante, por exemplo, quando produzimos uma matéria de perfil para os nossos canais internos de comunicação, e os nossos profissionais relatam o quanto puderam conquistar nas suas trajetórias profissionais e pessoais por meio do trabalho na empresa. O quanto, ainda, se sentem orgulhosos em fazer parte desse time! Criar um ambiente excelente para as nossas pessoas trouxe frutos e, em 2022, recebemos, mais uma vez, o selo Great Place to Work (GPTW), que destaca os melhores lugares para trabalhar no mercado, cujo processo consiste em uma pesquisa interna, respondida pelas nossas pessoas, além de avaliações criteriosas. Recentemente, também tivemos a oportunidade de comemorar o tempo de empresa de 56 profissionais que completaram 5, 10, 15, 20 e 30 anos de Fruki. O evento aconteceu no dia 12 de agosto, de modo virtual. Para tornar esse momento ainda mais especial, os homenageados foram presenteados com uma cesta de produtos do nosso portfólio, alguns quitutes, uma carta assinada pela nossa Diretora-Presidente, Aline Eggers Bagatini (que também foi uma das homenageadas), além de uma garrafa personalizada que simboliza a celebração. Confira a lista dos colegas homenageados: Nome Data de admissão Tempo Enio Rui Krumenauer 11/09/1991 30 Anos Lauri Muller 07/08/1991 30 Anos Adao Ilto Bride Da Silva 13/11/2001 20 Anos Aline Eggers Bagatini 01/04/2002 20 Anos Andre Ricardo Barbon 04/09/2001 20 Anos Adilson Joao De Oliveira 07/12/2006 15 Anos Ana Julia Scheibler 26/02/2007 15 Anos Anderson Simoes Cabreira 09/05/2007 15 Anos Emerson Juliani 18/06/2007 15 Anos Jardeline Laize Back Piccinini 03/01/2007 15 Anos Jonas Rafael Alves 04/06/2007 15 Anos Lucas Eduardo Silva 13/11/2006 15 Anos Mateus Garcia 02/05/2007 15 Anos Anderson Mergen 04/06/2012 10 Anos Bruna Nitsche 12/06/2012 10 Anos Caio Henrique Dalcin 22/09/2011 10 Anos Cristian Robson Dos Santos Polis 12/07/2011 10 Anos Diego Luis Villa 02/02/2012 10 Anos Djefeline Rambo 10/04/2012 10 Anos Everaldo Oliveira Goncalves 14/06/2011 10 Anos Fabiano Sulcheski Viriato 10/04/2012 10 Anos Fernando Luiz Theisen 22/05/2012 10 Anos Fernando Zang 19/06/2012 10 Anos Isabel Ines Fick 19/07/2011 10 Anos Lucas Augusto Lengler 01/12/2011 10 Anos Luciano Andre Bergmann 03/11/2011 10 Anos Ricardo Silva De Souza 27/09/2011 10 Anos Vinicius Daniel Vargas Bacof 03/04/2012 10 Anos Adilso Dos Santos 21/09/2016 5 Anos Adilson Schafer 21/09/2016 5 Anos Alexsandro Scheeren 16/11/2016 5 Anos Anderson Francisco Faleiro Saldanha 04/04/2017 5 Anos Daltro Rodrigues Da Silva 05/07/2016 5 Anos Daniel Rosa da Silva 20/12/2016 5 Anos Diego Pivetta da Silva 18/04/2017 5 Anos Dionatan Tonel De Oliveira 19/07/2016 5 Anos Elizane Fatima De Castro 02/08/2016 5 Anos Emerson Dos Santos Soares 05/07/2016 5 Anos Evanio Antunes De Oliveira 02/08/2016 5 Anos Fernanda Schmidt 03/01/2017 5 Anos Gerson Luis Baumgarten 20/12/2016 5 Anos Jean Alysson Machado da Silva 20/01/2017 5 Anos Jorge Antonio Ribeiro Tres 09/08/2016 5 Anos Julia Thais De Souza Valer 23/08/2016 5 Anos Leonardo Souza Rosa 07/03/2017 5 Anos Lucas Melo Matte 07/03/2017 5 Anos Lucio Cesar Urrutia Guerra 02/05/2017 5 Anos Maicon Colognese 02/05/2017 5 Anos Marcos Farias da Silva 03/11/2016 5 Anos Marisa Luzia da Silva Menegas 23/05/2017 5 Anos Matheus Volmer Fagundes 03/01/2017 5 Anos Renato Augusto de Lara 14/03/2017 5 Anos Roberto Da Silva Volmer 07/06/2016 5 Anos Roque Mateus Hammes 03/11/2016 5 Anos Sandro Ranieri Telocken 08/11/2016 5 Anos Vanderlei Luis Groders 07/06/2016 5 Anos Agradecemos a todos que fazem parte da Fruki! Que venham muitos anos dessa parceria incrível! Deixe o seu recado para os homenageados nos comentários e compartilhe esse conteúdo com os seus colegas.
O melhor sabor já está mais próximo de quem faz a Fruki! Atendendo a pedidos do nosso time na pesquisa de clima, implementamos o benefício de compra dos produtos do nosso portfólio com preços especiais. Um dos profissionais que adquiriu os produtos no mês de estreia foi o Analista de Frotas, Leandro Volcato, de Lajeado. “Essa foi uma ótima iniciativa! É mais uma entre tantas outras que a empresa nos proporciona, priorizando o nosso bem-estar”, elogia o profissional, que está há mais de 14 anos na Bebidas Fruki. Nessa primeira compra, Leandro levou para casa as versões de 2 litros e lata de Fruki Guaraná e de Fruki Cola, além da MiniFruki Guaraná e de Fruki Limão em lata. A Auxiliar de Limpeza, Maria Aparecida Ramires da Silva, de Canoas, que faz parte do time Bebidas Fruki há quase dois anos, também adquiriu os seus produtos em março e já está se programando para as próximas compras. “Esse benefício nos oferece a compra de um produto que sabemos que é de qualidade, por um preço bem menor do que está no mercado. Parabéns pela iniciativa!”, comenta Maria, que garantiu Água da Pedra com gás 500ml e Fruki Guaraná 2 litros. Benefício A venda interna dos nossos produtos envolveu profissionais de diversas áreas da empresa, empenhados e dedicados na construção e implantação desse benefício, que é um exemplo prático do nosso valor Trabalhar para fazer o melhor. Com isso, os profissionais da Bebidas Fruki têm a possibilidade de adquirir as mais de 60 opções dos nossos produtos de maneira facilitada. Confira as informações: Para poder realizar a compra, é necessário preencher a autorização de dados cadastrais. Caso ainda não tenha feito, entre em contato com a área de Comunicação Interna, por meio do telefone 51- 98133-2584. Faça o pedido pelo WhatsApp do SAC: 0800 – 7039910; Mensalmente será informado a data para a realização dos pedidos e retirada dos produtos. Os preços devem ser consultados por meio do SAC, no momento do pedido. Facilidade no pagamento, por meio de boleto bancário para 7 dias; Fique atento(a) à data de retirada dos produtos. Locais de retirada: Lajeado (RS): ao lado da sala do SESMT. CD Canoas (RS): no Motocário. CDs Serra, Pelotas, Santo Ângelo (RS) e Blumenau (SC): no Armazém. Cada profissional poderá fazer um pedido por mês e comprar até 6 pacotes de produtos (SKUs) diferentes. Esse movimento é mais um reconhecimento para os nossos profissionais, que sentem orgulho por cada produto. Afinal, Somos Todos Vendedores e promovemos as nossas marcas! Em abril, já contabilizamos cerca de 530 volumes vendidos para os nossos profissionais. Por isso, não fique de fora e fique atento (a) para a divulgação de maio! Leve para a casa a qualidade do nosso trabalho! Compartilhe nos comentários o que você achou da iniciativa.
No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar a população sobre a necessidade de preservação do principal recurso para a nossa sobrevivência. Preocupada com os impactos ao meio ambiente, a Bebidas Fruki tem na sua essência a responsabilidade em cuidar da principal matéria-prima dos nossos produtos. De acordo com o Supervisor de Meio Ambiente, Lucas Lengler, o processo para produção dos produtos da Bebidas Fruki exige muita atenção em todas as etapas. “Os cuidados passam desde a construção de um poço, que é feita com empresas especializadas – captação, tratamento, monitoramento com um sistema pioneiro de gestão – até o destino final das águas que não podem mais ser utilizadas ou reutilizadas no processo”. A água dos produtos da Bebidas Fruki é proveniente de poços tubulares profundos, localizados no município gaúcho de Lajeado, dentro e nos arredores da empresa, que captam água do Aquífero Guarani. Para poder realizar o seu uso é necessário passar por processos de licenciamento com o Departamento de Recursos Hídricos e Agência Nacional de Mineração, que autorizam o uso dos recursos naturais para diferentes finalidades. “Estes procedimentos podem demorar de alguns meses até 2 anos para poder iniciar o uso das fontes”, explica Lucas. Pensando na preservação dos recursos naturais de Lajeado, a Bebidas Fruki foi a primeira empresa a ter uma estação de tratamento de água na região. Com o passar do tempo, a água da chuva também começou a ser utilizada, assim como a reutilização da água de origem do processo para fins menos nobres como torres de resfriamento e caldeira, tornando-se uma empresa de referência em eficiência no uso de água. “Mesmo assim, em 2013, pensando em cuidar melhor deste recurso precioso, foi implementado o Sistema de Gestão de Água, que monitora em tempo real todos os consumos de água da Fruki, a captação das fontes e outros processos, para que seja possível gerar ações que mitiguem os desperdícios, além de podermos usar com mais segurança as nossas fontes devida automação do sistema que pode ser operado diretamente da tela de um computador”, afirma Lucas. A meta deste ano para a gestão de águas é 1,455 L/L Litros de água por Litros de Bebida, explica o Supervisor. Lucas detalha que, para extrair a água, a Bebidas Fruki paga Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) que é paga em virtude da venda da água mineral. Além disso, a empresa segue o programa de qualidade e segurança de alimentos “Boas Práticas de Fabricação” (BPF), que reforça a sanitização de toda tubulação de acordo com os cronogramas pré-definidos, além de passar por auditorias diárias do controle de qualidade para avaliar a eficiência do procedimento denominado CIP (Clean In Pleace). Celebração Em celebração ao Dia Mundial da Água e também ao aniversário de 20 anos da marca, a Água da Pedra, água mineral da Bebidas Fruki, uniu forças às startups Grilo, de mobilidade urbana, e Trashin, de gestão de resíduos 360º, para a criação do projeto Coletores de Resíduos Itinerantes, conhecido como “Cri Cri”, que ficam acoplados a cinco veículos elétricos do Grilo e têm capacidade para receber até 20 mil litros de material reciclável ao longo de toda a campanha. (leia mais aqui) “Essa é a primeira vez que uma ação de coleta móvel de descartes recicláveis acontece com a participação ativa da população e em carros elétricos. A ação teve início em fevereiro deste ano e perpassa o Aniversário de Porto Alegre e o Dia Mundial da Água, ambos em março. Na semana do Dia Mundial da Água, traremos ainda mais visibilidade à iniciativa, com a entrega de um brinde especial para os clientes que fizerem seus trajetos em um Grilo com o coletor“, diz Lucas. Mesmo estando em um país com a maior reserva hidrográfica do mundo e além do maior aquífero (água subterrânea) transfronteiriço do mundo, a distribuição de água ainda é muito desigual, seja por falta de saneamento básico ou por longas estiagens que a cada ano são potencializadas por degradação das nossas florestas. Por isso, a sensibilização do Dia Mundial da Água não deve ficar concentrada apenas no dia 22 de março, mas em todos os dias. “A preservação e os cuidados de nossos recursos naturais são extremamente importantes e isso não deve ser limitado somente a empresas e sim a todas as pessoas nas mais diversas finalidades”, conclui Lucas.
Com o objetivo de nos tornarmos uma das maiores empresas do segmento de bebidas em Santa Catarina, inauguramos um novo centro de distribuição em Blumenau, que visa reforçar a nossa atuação logística no estado, ampliando a nossa capacidade de movimentação e armazenamento. “A capacidade de operação também aumenta muito, ficando adequada ao crescimento que o mercado de Santa Catarina representa para a empresa”, observa o Diretor Comercial, João Miranda. “Este centro de distribuição é um passo importante para melhorarmos o nosso nível de serviço e, com isso, fazer com que a Bebidas Fruki se expanda cada vez mais. Santa Catarina é um passo inicial para o crescimento em outros estados”, complementa o Gerente Regional de Vendas de Santa Catarina, Fernando Schneiders. A presença da Bebidas Fruki no território catarinense tem sido positiva para os nossos resultados (leia mais aqui). Com a nova estrutura, será possível oferecer mais suporte para atender às expectativas de crescimento de volume de vendas no Vale do Itajaí, no Litoral Norte e na região de Joinville, para os próximos anos. A iniciativa também irá refletir no fluxo logístico para a temporada de safra da empresa: o verão. O novo CD O novo armazém possui 2500 m², com capacidade de estocagem de aproximadamente 1200 posições pallets. A obra teve início em 28 de janeiro de 2021 e a estimativa é que seja finalizada até o final de janeiro de 2022. As operações Logística e Comercial já migraram para a estrutura no final de novembro. Assista ao vídeo gravado por Fernando que apresenta a nova estrutura: Confira a galeria com as fotos:
Outubro tem um significado especial na Bebidas Fruki. É o mês de aniversário do nosso Fruki Guaraná que, em 2021, completa 50 anos. No próximo mês, além de celebrar essa data tão importante, iremos promover uma série de ações em apoio ao Outubro Rosa. Confira os detalhes: 50 anos do Fruki Guaraná: Para comemorar as cinco décadas da bebida, o Fruki Guaraná estará de cara nova em outubro (siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades).Essa trajetória de sucesso é contada pelo Presidente do Conselho de Administração, Sr. Nelson Eggers. Ele menciona que em 1971, no mesmo ano em que a empresa foi transferida para Lajeado, na sua atual localização, entrou em vigor um novo regulamento que determinava mudanças nas formulações das bebidas nacionais. Ou seja, após um período intenso de obras, foi preciso colocar a mão na massa para transformar os produtos até então fabricados. “Fui para o nosso laboratório, que era uma salinha com uma pia, um balcão, uma geladeira, um armário e pequenas vidrarias. Fui pesquisando e cheguei à fórmula do guaraná, que é a mesma que temos até hoje”, recorda. Depois de alcançar o resultado ideal, era preciso escolher um novo nome para a marca. “Um amigo me indicou um conhecido dele para ajudar a criar a marca, pois não existiam agências como agora. Estava muito na moda o tema de espaço e, inclusive ele propôs nomes como ‘Lua’, ‘Marte’ e Júpiter’. Entre outras sugestões, estava ‘Fruk’, que gostei, mas achei que ficaria melhor se fosse acrescentado um ‘i’ no final, ficando ‘Fruki’. ‘Fru’ vem de fruta, a nossa principal matéria prima e o ‘ki’ é, coincidentemente, as iniciais de Kirst, o sobrenome do meu avô, fundador da empresa”, destaca o Sr. Nelson. “Nos primeiros anos, em dezembro, entre o Natal e o Ano Novo, nós não trabalhávamos na fábrica. É o período que mais se consome e se vende refrigerante e nós praticamente não tínhamos venda, pois o produto não tinha o conceito que conseguimos consolidar com o passar do tempo. E lá se vão muitos anos. E hoje, esse produto com o nome Fruki se tornou uma das marcas mais fortes no Rio Grande do Sul. As pessoas não acreditavam, mas com o passar do tempo conseguimos tirar a liderança das marcas internacionais”, relata o empreendedor. O idealizador do Fruki Guaraná planeja, para o futuro, que o produto conquiste novos territórios. “Para os próximos 50 anos, temos objetivos grandes, porque partimos do zero com esse refrigerante e agora já estamos participando de uma história vencedora. Imagino que nas próximas cinco décadas, o nosso guaraná vai estar em todo o Brasil. Vendo a possibilidade de crescimento, registramos a marca Fruki em quase todos os países da América do Sul. Isso significa que não queremos estar apenas no Brasil, mas também marcar presença internacional, nos próximos cem anos”, projeta. Mesmo que o caminho da Bebidas Fruki colecione muitos sucessos, o senhor Nelson sinaliza que isso é uma consequência. “O sucesso é a avaliação que as pessoas lá fora dão para alguém. Nós buscamos a vitória, que é construída a partir de muitos fatores, como o tratamento com os nossos produtos, o relacionamento com as pessoas e a confiança.” Para finalizar, o gestor compartilha três dicas para o crescimento dos nossos profissionais: 1) Busque sempre o conhecimento; 2) Construa relacionamentos saudáveis; 3) Tenha constância de propósito: “quando se deparar com dificuldades, não desista, a não ser que aquele ambiente de trabalho não esteja te ajudando a construir o seu futuro.” Fruki Guaraná em momentos: 1971: Transferência da empresa de Arroio do Meio para Lajeado, às margens da BR- 386, com o lançamento dos refrigerantes com a marca Fruki, em embalagens de vidro. 1992: Lançamento do refrigerante Fruki, em embalagens PET de 2 litros e 600 ml. 1996: Alteração da razão social para Bebidas Fruki, Ltda e apresentação do novo design da marca. 1998: Incremento da capacidade produtiva para 300 milhões de litros por ano e ampliação de 12 mil m² dos prédios industriais e administrativos. Lançamento do refrigerante Fruki, em embalagem lata. 2005: Novo design da marca e novas embalagens para a linha de refrigerantes PET. 2012: Novo design de todas as embalagens PET e modernização das marcas Fruki, Frukito e Água da Pedra. 2020: Lançamento Fruki Mini PET, Laranjinha e COM/TEM cartonado. Outubro Rosa Para o Outubro Rosa, iremos fazer a tradicional troca da cor das tampas das garrafas de Água da Pedra 500 ml, de azul para rosa. Além disso, estamos apoiando o Projeto Camaleão, instituição que oferece assistência a pessoas com câncer, incluindo seus familiares e cuidadores (saiba mais aqui). Também temos uma parceria com o Grilo Mobilidade e Tecnologia e, a partir dela, iremos custear o transporte de algumas mulheres que utilizarem o serviço para realizar exames ou procedimentos em hospitais da Região Metropolitana, com foco na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Para a Bebidas Fruki, gestos como esse nutrem um relacionamentos de confiança e seguem os princípios do nosso norteador ESG (lembre aqui), que é formado por três pilares: Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança). Por meio do pilar Social, apoiamos causas que transformam as pessoas e o mundo e nos preocupamos também com a saúde dos nossos profissionais. Estar ao lado de uma causa tão importante quanto essa conecta-se ao nosso propósito: PAIXÃO por oferecer o MELHOR SABOR, construindo CONEXÕES VERDADEIRAS e fazendo a diferença na VIDA DAS PESSOAS. Câncer de mama: cuide-se De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.
Somos conscientes e estamos sempre buscando adotar as melhores práticas possíveis na Fruki. Por isso a sigla ESG (Environmental, Social and Governance) se tornou um norteador para nós. Mas afinal, o que é ESG e qual é a sua importância? O termo ESG foi criado em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Ele surgiu a partir de uma provocação do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais. A sigla é usada como uma métrica para identificar o desempenho da empresa em cada um desses pilares. Conforme o Pacto Global, atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, pois é uma indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades. Com a pandemia, os investimentos em ESG se tornaram ainda mais importantes, pois refletem o quanto a empresa é capaz de lidar com crises e impactos socioambientais. As companhias com boas práticas de ESG têm sofrido menos implicações negativas durante esse período. Confira os benefícios da adoção dos princípios ESG: Construir uma marca corporativa mais forte; Estabelecer referências para toda a indústria e sociedade; Melhorar a retenção e a satisfação de talentos; Tornar a empresa mais atraente para investidores; Aumentar a receita e reduzir custos; Identificar oportunidades estratégicas. Aqui na Fruki, o ESG tem orientado diversas decisões, nos permitindo mensurar resultados positivos e planejar metas para avançar ainda mais. Confira como tem sido em cada um dos aspectos: Ambiental Neste pilar, entre os aspectos principais, está o gerenciamento de resíduos externos. “A gente tem parceria com a Associação de Logística Reversa (ASLORE), que recolhe a quantidade de resíduos externos. Mas entendemos que ainda há muitas oportunidades de resíduos em quantidades menores”, explica a Gerente de Relações Institucionais, Fabíola Eggers. Em relação ao gerenciamento de resíduos internos, os resultados são muito positivos: 98,93% dos resíduos gerados são reciclados. “Colocamos como meta a redução de peso de embalagens e o reaproveitamento delas, fazendo com que a gente consuma menos plástico”, destaca Fabíola Eggers. Outro importante aspecto, em que estamos com ótimos resultados, é o gerenciamento de recursos hídricos. Conforme a análise feita em 2020: a cada litro de bebida produzida, utilizamos 1,42 litro de água; a cada metro cúbico de bebida produzida, geramos 0,256 m³ de efluente; e a eficiência no tratamento de efluentes é de 95,05%. “Os nossos indicadores são muito bons nesse sentido. Tratamos pouca quantidade de efluente, porque a maior parte conseguimos reutilizar”, revela Fabíola. Além desses aspectos, também avaliamos o gerenciamento de emissões atmosféricas e o gerenciamento de recursos energéticos. Atualmente, temos um inventário de carbono de 15,81 gCO2 por litro de bebida, e o nosso desafio é mudar a matriz energética dos veículos da empresa. “Nós compramos caminhões elétricos e empilhadeiras elétricas, que em breve começarão a ser utilizados, então já tem algumas ações que a Fruki tomou nesse sentido”, conta. A utilização de energia solar também é uma das metas, conforme declara Fabíola: “Temos como objetivo a implantação da energia solar nas nossas novas unidades, especialmente em Paverama. Esse será um grande passo, um desafio bem importante. Hoje, a gente trabalha com o Mercado Livre de Energia” Social No pilar relacionado ao Social, um dos aspectos que nós observamos é o produto, considerando a qualidade, a redução de açúcar, o consumo consciente e a publicidade responsável. Sobre a qualidade do trabalho, um dos fatores que nós levamos em conta é a saúde e a segurança dos nossos profissionais, atingindo um índice de acidentes no trabalho muito baixo, de apenas 1,39%. Em relação ao Programa de Qualidade Fruki (PQF), a meta era atingir 3,00 e nós ultrapassamos com um resultado bastante positivo de 3,04. Além disso, a nossa pesquisa de clima, realizada pela GPTW, apontou que 79% dos profissionais estão satisfeitos em trabalhar na Fruki. A respeito do desenvolvimento dos profissionais, 50,68% das nossas vagas são ocupadas por talentos internos e 48% das vagas de lideranças são assumidas internamente. Por fim, em relação à diversidade, contamos com o Programa Integrar, que tem como objetivo incluir e habilitar pessoas com deficiência para que possam desenvolver as suas atividades profissionais. Além disso, o nosso índice de mulheres em cargos de gestão é de 15%, atualmente. “Como desafio, colocamos a criação de um Comitê de Diversidade, com foco em transformar a cultura por meio de materiais informativos e palestras com pessoas com vivências diversas”, conta Fabíola. Governança Na Fruki, temos uma separação entre a governança corporativa e a governança familiar: “Como somos uma empresa familiar, separamos nestes dois eixos, pois são coisas diferentes. Na gestão da governança corporativa nós temos hoje um Conselho Consultivo e dentro dele tem diversidade na gestão, com a Aline Eggers como presidente da empresa, sendo mulher. Recentemente, também contratamos uma conselheira mulher, reforçando o time que era composto só por homens”, destaca Fabíola. Outro destaque vai para a gestão corporativa, com a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a criação do Programa de Desenvolvimento Individual dos Executivos (PDI). O nosso desafio é a implantação do Programa de Remuneração Variável a Longo Prazo. Na governança familiar, já existe o Conselho de Acionistas e o Protocolo de Acordo de Acionistas. As metas são a implementação do Conselho familiar e do Programa de Desenvolvimento dos Herdeiros (PDH), que tem como intuito desenvolver os herdeiros e identificar se estão aptos para assumir funções, tanto dentro da Fruki, quanto fora. O ESG, na Fruki, já está bastante desenvolvido, mas ainda há diversos desafios que pretendemos alcançar. “Nós assumimos compromissos que são atrelados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Então, criamos os nossos compromissos junto com essas ações e desafios”, concluiu Fabíola. Você já conhecia a sigla ESG? Conte, nos comentários, quais aspectos podem melhorar dentro da sua equipe para atingirmos novos objetivos, tornando a Fruki cada vez mais desenvolvida.
Com o objetivo de estar sempre em busca do melhor para a sua vida e da sua família, Marcelo Antonio Riffel acorda todos os dias às 5h da manhã para trabalhar na Fruki. O sonho de crescer junto com a empresa é uma trajetória pela qual o atual motorista se dedica há 17 anos. Essa história começou por acaso, mas ajudou a construir um relacionamento de confiança, com integridade, honestidade e ética, que continua firme até hoje. Persistência, motivação e comprometimento são competências que descrevem a sua atuação desde o início. Em 2003, Marcelo chegou na Fruki, trabalhando como auxiliar, ou secretário, como os colegas de mais tempo costumam chamar, e ele revela que foi a melhor coisa que aconteceu naquela época. Ele conta que ajudava nas entregas em todo estado do RS. Quando retornava das entregas, e não tinha fechado o horário, ajudava na descarga dos caminhões, classificava garrafas e varria o pátio. Assim, teve a oportunidade de aprender muito e reconhecer que queria ser motorista. Após 4 anos de Fruki, o profissional se candidatou para ser motorista de caminhão, em que atua até o momento. Ao longo desses anos, Marcelo reforça a relevância do seu trabalho para a empresa. “Nós somos a ponta do processo. As entregas são importantes e precisamos fazer bem feito, agradar os clientes, chegar cumprimentando a todos e com um sorriso no rosto. Não está fácil por causa de tudo o que está acontecendo, mas fazemos o possível”, comenta. Esses sentimentos de perseverança e otimismo são alicerces na sua rotina pessoal e profissional. O motorista acredita que faz o melhor para que o cliente fique satisfeito, com o produto e o atendimento, assim volta a comprar novamente. “Para ele, também é um bom negócio”, complementa sobre a parceria com os clientes. A sua alegria de viver atravessa horizontes. Quando questionado sobre os seus sonhos, Marcelo conta que quer muito andar de avião. “Eu já conquistei muitas coisas desde que comecei na Fruki, tenho a minha casa, o meu carro, estou bem e encaminhado na medida do possível, mas o meu sonho é viajar. Conhecer a Alemanha me interessaria muito”, detalha Gremista do coração, nas suas horas vagas e sem a pandemia, o motorista gosta muito de jogar futebol, fazer exercício e ficar com a família, como os cunhados e os irmãos. Além disso, Marcelo também aproveita o seu tempo livre para viajar, ficar em casa com a sua esposa e o seu filho e ver filmes. Apesar da sua paixão pelo time tricolor, ele guarda um outro sonho, que é assistir a um jogo do Grêmio na Arena, pois ainda não teve oportunidade de ver ao vivo. Para finalizar, o profissional compartilhou que a sua expectativa é continuar na Fruki por muito tempo. “É um serviço que eu adoro fazer, gosto muito de trabalhar aqui, a minha relação com os clientes é muito boa”, destaca. Marcelo celebra que é uma satisfação poder fazer isso, ver que os clientes gostam do que ele faz, pois é bem feito e as pessoas valorizam e admiram isso. “Eu pretendo continuar na Fruki por um bom tempo, crescendo junto, participando das novas conquistas. É muito bom”, conclui. Você já conhecia a história do Marcelo? Aproveite para deixar um recado para ele nos comentários!
Em breve, a Fruki se tornará uma empresa centenária. Imagine desses 100 anos, você ter vivido 22 deles ajudando a empresa a crescer e se desenvolver? Pois esse é o tempo em que o Diretor Industrial, Júlio César Reis do Nascimento, atua na Fruki. A sua trajetória aqui começou em 1999, quando trabalhava no Controle de Qualidade da Languiru e resolveu fazer um curso de técnico de alimentos. Lá, Júlio conheceu o responsável técnico da Fruki, na época Mauro Martens, que lecionava a disciplina de Bebidas. “Foi quando eu fiquei sabendo de uma vaga para trabalhar no Laboratório da Fruki. Participei das entrevistas e fui selecionado. Entrei como Auxiliar de Laboratório, setor em que, na época, era praticamente dentro da Xaroparia”, recorda. O Diretor conta que sempre foi muito curioso e gostava de se envolver nos processos. “Eu fazia análises no Laboratório e sempre acompanhava a preparação das bebidas. Comecei a entender mais sobre as áreas e como ocorria o processo de preparação e envase das bebidas”, detalha. Mal sabia que aquele era apenas o início de uma história de crescimento e desenvolvimento com a Fruki. Sempre buscando mais qualificação, em 2001 iniciou a faculdade de Engenharia de Produção da Univates, em Lajeado (RS) e, um ano depois, migrou para a área de PCP na empresa, onde passou pelos cargos de Analista e Coordenador. “Entre 2002 e 2003 tive o privilégio de trabalhar diretamente com o Sr. Nelson nesse setor. Sempre tive nele uma referência de disciplina e conhecimento e absorvi muitos ensinamentos”, relembra. Os anos se passaram e, em 2006, Júlio assumiu a Produção com o desafio de qualificar ainda mais a gestão e os indicadores da época. “Participei de projetos que foram muito importantes para a minha vida profissional. Compramos máquinas e equipamentos novos e construímos uma nova xaroparia. Com esses e outros movimentos, hoje podemos dizer que temos indicadores que podem servir de referência no mercado”, avalia. Após se formar, em 2009, foi promovido a Gerente de Produção e assumiu também a área de Manutenção. Mas os estudos continuaram: um ano depois ingressou em uma pós-graduação em Gestão da Produção, na UFRGS e, na sequência, fez mestrado para a mesma área. O Diretor também se especializou em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos. Os anos se passaram e, em 2017, Júlio viveu um misto de sentimentos. “Eu estava como Gerente Industrial e tive que me afastar por problemas de saúde do meu pai, que tratava um câncer no intestino. Ele conseguiu se recuperar e, quando voltei, o Sr. Nelson me promoveu a Diretor Industrial. Foi um ano de notícias muito boas e algumas ruins”, analisa. Para o Diretor, o fato de a empresa ter acreditado nele e investido no seu desenvolvimento profissional fez toda a diferença. “Agradeço muito toda essa confiança que a Fruki sempre colocou em mim e na minha equipe. Eu usei a minha experiência para também desenvolver o meu time, tanto que hoje temos várias pessoas com mestrado e pós-graduação. Se não fosse a Fruki, eu não teria como estudar”, enfatiza. Família e gostos pessoais Sempre quando pode, aos finais de semana, viaja para visitar os seus pais, que moram em Tabaí, no Rio Grande do Sul, cidade onde nasceu. “Geralmente vou almoçar com eles. Quando vamos ficando mais velhos, damos mais importância para os nossos pais. Gosto muito de estar lá e dar atenção para eles. Eles criam ovelhas, frangos, porcos, gado e eu gosto disso, de caminhar no campo, ter contato com a natureza”, conta. Sobre os seus gostos pessoais, Júlio revela ser um admirador de futebol, jogava padel antes da pandemia, e de estar na praia comendo um bom churrasco. “Também gosto de assistir filmes, séries, sair para jantar, conhecer bons restaurantes e tomar uma BELLAVISTA!”, revela. O otimismo é uma característica que o Diretor valoriza muito e leva para a sua vida. “Esses dias li uma frase que dizia ‘nunca vi um pessimista de sucesso’ e acho que isso resume bem. O pessimista não arrisca, não investe, não empreende. Eu gosto de pessoas leves, positivas, com sorriso no rosto e boas de conversar”, acrescenta. 2021 As perspectivas para o ano que inicia são as melhores, lembrando que ainda temos que tomar muitos cuidados em relação à Covid-19. “Só pelo fato de começarmos 2021 com a vacina sendo realizada já indica que será muito melhor do que o ano que passou. Também acho que teremos uma condição melhor para a economia voltar a crescer. Para isso, é preciso ter uma equipe qualificada e estou otimista pois estou com uma muito boa e vejo isso em toda a Fruki”, ressalta. O Diretor ainda ressalta que, ano a ano, a Fruki investe cada vez mais em tecnologia, pessoas e qualificação da gestão e que, com isso, “2021 tem tudo para ser um ano muito bom e que irá nos motivar a fazer investimentos e conquistar resultados nunca imaginados. Estou muito otimista!”
A Fruki é uma empresa que cresceu ao longo dos anos com o esforço e o empenho dos profissionais que formam essa grande família. Mas você sabe como tudo isso começou? Como esse jeito de ser Fruki foi construído e qual a sua essência? Ninguém pode contar tão bem essa história além do Sr. Nelson Eggers, Presidente do Conselho Consultivo e criador da marca Fruki. Na edição de outubro trazemos uma matéria especial com essa figura que representa tudo o que a Fruki é hoje. Veja o vídeo com os melhores momentos da entrevista e, abaixo, a conversa na íntegra. 1. Vamos começar falando da sua infância e das suas memórias dessa época? Eu nasci bem no interior de Paverama, no Rio Grande do Sul. Era tudo muito simples, rudimentar e pobre. Eu tive uma irmã mais velha que nasceu naquelas imediações e uma outra irmã mais nova que também nasceu em Paverama. Nós éramos da família do fundador da empresa que veio a ser a Fruki. A minha mãe era filha do fundador, que era um colono. Quando o sogro do meu pai faleceu os cunhados dele, que eram sete (quatro moças e três homens) o convidaram para vender a terra dele em Paverama e que nós fossemos nos mudar para a casa que era do meu avô. A ideia era trabalhar naquela empresa pequena, uma pequena cervejaria, que também tinha uma área de terras que o meu pai podia cultivar, a mãe tirar leite das vacas e eu fazer entregas do leite a cavalo. Seguimos a vida lá, onde tudo era muito difícil, muito antiquado, artesanal. Esta empresa não tinha mais o sogro, que havia falecido. A mãe fazia muitas coisas: imaginem vocês que para clarificar o açúcar com o qual a gente fazia o xarope, para deixar ele claro e limpo, ela batia claras de ovos, colocava por cima do xarope de açúcar fervendo e a clara de ovo puxava a sujeira pra cima e tu tinha um xarope. Hoje se usa filtro, vários processos interessantes que facilitam muito. Naquela época não era assim. 2. Como foi para o senhor estudar? Fiz o segundo grau completo, ginásio e colégio. Terminado isso eu fui para Porto Alegre (sempre com o sacrifício do meu pai). Fui me preparar para fazer Engenharia na UFRGS, que era a única faculdade de engenharia no RS, com 123 vagas. Eu também tinha que prestar o serviço militar e fiz o CPOR (Curso de Preparação de Oficiais da Reserva). Ainda em Lajeado, eu trabalhei três anos para pagar os meus estudos. Em Porto Alegre também sempre trabalhei: trabalhava de dia, fazia cursinho a noite e nos finais de semana fazia o CPOR. Era um sacrifício enorme. Fui convidado para trabalhar em outros locais e trabalhei na secretaria de uma escola chamada Dom Pedro II. Nessa escola eu e um antigo professor a transformamos em Colégio Pastor Dohms, que hoje é uma faculdade e uma das escolas mais conceituadas de Porto Alegre. Aí fui chamado para fazer estágio no CPOR e tive que interromper o meu trabalho lá. Passei a ser tenente da reserva do Exército. Nesse tempo eu fiz concurso para trabalhar na Secretaria da Fazenda e fui aprovado. Então eu tinha várias oportunidades: continuar trabalhando no Pastor Dohms, continuar no Exército por mais cinco anos ou assumir na Secretaria da Fazenda. Foi quando fui convidado para voltar para Arroio do Meio e trabalhar na fabriqueta da família. Dos meus primos, ninguém quis trabalhar nela porque ela era muito pequeninha, muito pobrezinha e eu peguei onde eu menos ganhava e escolhi dentre as quatro oportunidades que eu tinha. Hoje eu também sou administrador de empresas. Não cheguei a ser engenheiro nunca. 3. Como a Fruki surgiu? Quando eu estava há três anos em Arroio do Meio, nós compramos a área onde estamos aqui em Lajeado. Seis anos depois nós começamos a construção do prédio. E aí, em 1971, nove anos depois de ter comprado a área, nós inauguramos. No dia em que inauguramos eu me dei conta que deveria mudar a marca, que até então era Bela Vista. Contratamos uma agência que sugeriu Fruk: Fru de frutas, que é a matéria prima para bebidas e refrigerantes, e o K eles retiraram da palavra Kirst, que era o sobrenome do fundador. Eu gostei da ideia, mas não gostei da sonorização. Aí eu disse que queria colocar a letra I no final. Assim seria Fruki e todo mundo leria igual. Inicialmente eles não queriam, depois acabaram aceitando e hoje eu sempre digo: o I é meu! O nosso guaraná se tornou o mais consumido no Rio Grande do Sul: a fórmula é minha, eu que desenvolvi, naturalmente auxiliado por outra pessoa. O guaraná Fruki é líder aqui. Em todo o Brasil, quem domina é uma marca de uma empresa brasileira, multinacional, mas aqui não. Aqui quem domina é a Fruki. 4. O senhor falou que passou em um concurso e que queria seguir a faculdade de engenharia. O que fez o senhor voltar para Arroio do Meio e assumir uma fábrica que era tão pequena? Sempre são vários fatores, mas um deles é ficar mais próximo da família. Outro fator, ainda evolvendo a família, era que meu pai era muito trabalhador e eu, percebendo que ele fazia um esforço enorme e meus tios também, pensei que podia agregar alguma coisa. Hoje me sinto muito satisfeito de ter optado por esse caminho e não olhado pelo que eu ia ganhar naquela época, mas o que eu podia oferecer e receber de volta na empresa onde eu fui trabalhar. 5. Muitos profissionais comentam que a Fruki é uma empresa muito família. Respondendo o que o levou a voltar para Arroio do Meio, para ficar mais próximo da sua família, entendo que o senhor conseguiu transmitir isso ao longo do crescimento da empresa e para os profissionais. O senhor acredita nisso? Eu acho que isso faz parte dos meus valores. Eu sempre falo para as pessoas que, em