Fruki de mãos dadas com os gaúchos: confira as ações para fazer a diferença na vida das pessoas

Tempo de leitura: 7 minutos

Entre o final de abril e o início de maio, o Rio Grande do Sul passou pela maior crise climática de sua história. Em escalada, as enchentes atingiram mais de 90% dos municípios gaúchos, causando destruição, tristeza e milhares de desabrigados.

As fortes chuvas também impactaram a Fruki. Profissionais que moram nas áreas em que aconteceu a catástrofe precisaram se deslocar de suas casas ou ficaram sem o fornecimento de serviços de saneamento e energia elétrica. As estradas pelas quais carregamos os nossos produtos foram obstruídas, ou simplesmente deixaram de existir. Mesmo quem não foi afetado diretamente vivenciou momentos de aflição, acompanhando toda a cobertura da tragédia pelos meios de comunicação ou redes sociais.

Diante desse cenário, formou-se uma corrente de solidariedade que atravessou fronteiras. 🧡

Afinal, como diz o manifesto do nosso centenário, estamos fazendo 100 anos porque fazemos com gosto, verdade e amor. Porque fazemos com união, e toda a nossa trajetória é um trabalho de muitos! 🎯

Nesta matéria, vamos trazer tudo o que fizemos até o momento, agradecendo a cada um que se dedicou para que pudéssemos estar de mãos dadas com o povo gaúcho. Confira!

Doação de água 💧

Um Comitê de Crise, formado por profissionais de diversas áreas, se reuniu para avaliar as medidas a serem tomadas, dentre elas, a doação de água potável para desabrigados e o aumento da produção de água para venda, assim como a logística dos nossos produtos, que foi fortemente impactada.

Hospital em Porto Alegre recebe doação de água da Fruki

Antecipamos o projeto de envase de água na nova fábrica de Paverama (RS), previsto para o segundo semestre do ano, para atender às atuais necessidades emergenciais dos mercados gaúchos. Com isso, iniciamos a marca de água Flua, que chega às gôndolas em embalagens de 500ml, 2L e 3L, uma iniciativa que pode ampliar em até 1,4 milhão de litros/dia a disponibilidade de água destinada para venda, prioritariamente para as regiões metropolitana e Sul do estado.

“Muitas pessoas estavam desabrigadas, precisando de água. Mas também tinham as pessoas que continuavam em suas residências, não foram diretamente afetadas, porém precisavam de água para beber, e não a encontravam para comprar. Com isso, conseguimos, então, atender a todos os públicos”, explica a Diretora-Presidente, Aline Eggers Bagatini.

Em um trabalho conjunto com a Defesa Civil e a Corsan, já abastecemos mais de 550 caminhões-pipa, doando, até o momento, mais de 17 milhões de litros de água. A atualização é divulgada no nosso Instagram (@frukibebidas).

“Eu nem imaginava que conseguiríamos doar tanta água. Que bacana que estamos estruturados para fazer isso.. Não basta ter um poço perfurado, é preciso ter estrutura, muito investimento e cuidado para a água não ser contaminada. Garantimos a doação de uma água potável, que nesse processo de extração não sofre riscos de contaminação. Viemos recebendo um carinho muito grande das pessoas pelo que estamos fazendo, essa é a melhor parte: ajudar e fazer a diferença. Doamos, mas quem recebe o carinho de volta somos nós, esse é o melhor sentimento que existe”, complementa Aline.


Ainda, distribuímos roupas e cobertores, além de kits de limpeza para os nossos profissionais que já estão conseguindo retornar para suas casas. Também auxiliamos o hospital de Lajeado com produtos para o tratamento de água e cedemos um gerador de energia para o hospital de Estrela.

Projetos que nos enchem de orgulho 💪🏻

Conheça outras ações internas e externas que estamos realizando:

Projeto desenvolvido por um grupo multidisciplinar, visando conectar profissionais que precisam de ajuda com os que desejam auxiliar.

Também tem como foco arrecadar doações para que os colegas possam recomeçar suas vidas. Para isso, criamos uma comunidade no Whatsapp, na qual os interessados podem acessar e ficar por dentro das informações. Um formulário está disponível para que as pessoas preencham os itens que gostariam de doar, tais como móveis, itens de cozinha, cobertores, travesseiros etc.) Clique aqui para o link de acesso.

Formado por um time multisetorial que reuniu-se nas 2 primeiras semanas após a catástrofe para discutir temas como: situação das nossas pessoas e mapeamento das necessidades, condições das estradas e possíveis trajetos para chegar nos CDs e nos Clientes, solicitações de doações e comunicação interna e externa, entre outros.

Todos os profissionais do estado que foram atingidos tiveram a oportunidade de adiantar 50% de seu 13º salário (caso ainda não tivessem feito a solicitação nas férias já gozadas em 2024). Este valor foi adiantado para auxiliar os colegas atingidos, para que possam realizar a compra de algum item necessário e também para quem desejasse auxiliar familiares e pessoas próximas, assim como ser uma maneira de movimentar a economia.

Ao longo dos 20 dias mais graves das cheias houve falta de água em vários municípios do Vale do Taquari e Região Metropolitana. Doamos água para os nossos profissionais e, também, promovemos a venda interna de água em diversas oportunidades, com preço especial e desconto em folha.

Para auxiliar nossos colegas afetados pela catástrofe, convidamos as pessoas a contribuírem com qualquer valor. A cada real depositado, a Fruki fará o depósito de mais um real. A Chave Pix para doações é: 94.705.357/0001-19 – Associação Atlética Fruki (Banrisul).

Além da campanha Time Fruki Contigo, arrecadamos produtos de limpeza, higiene, alimentos, roupas e cobertores para auxiliar os colegas.

Criamos uma cartilha com todos os auxílios do governo que profissionais prejudicados pelas cheias têm e como acessá-los, além de benefícios internos, como o Canal de Acolhimento e demais informações gerais (como a emissão de 2º via de documentos, telefones úteis etc.).

Compaixão, afeto, respeito e empatia. Cuidar de si mesmo é um passo importante para as dificuldades com mais força e resiliência. Ajudar o nosso colega é um ato de grande valor em momentos como este. E, cuidar de si e da saúde mental é fundamental para conseguir fornecer um suporte necessário durante esse período.

O benefício é oferecido em parceria com a empresa Care Global Partners, por meio de um canal que conta com o apoio de profissionais especializados em acontecimentos semelhantes ao que estamos vivenciando. Eles contataram quem do time Fruki foi atingido, oferecendo orientação psicossocial, jurídica e consultoria financeira.

O Canal de Acolhimento possibilita escuta e confidencialidade para que cada pessoa se sinta amparada diante da sua dificuldade. Se você, algum liderado/colega ou familiar próximo precisar, o contato pode ser feito por meio do número 0800 720 2703. Funciona 24 horas, 7 dias por semana.

Construindo conexões verdadeiras 🤗

“Os colegas de trabalho se unem neste momento, contribuindo uns com os outros, ajudando a limpar as casas, doando roupas, mantimento, é um espírito de time mesmo”, destaca a Diretora-Presidente. 

Agradecemos a todos os envolvidos nas ações, contribuindo para construir conexões verdadeiras e fazer a diferença na vida das pessoas! 🙌🌿

    2 respostas

    1. Como é impactante ver caminhões do exército entrando na empresa por conta de uma situação emergencial. Passamos por um momento singular na história do RS e a Fruki respondeu à emergência (e à crise causada pelas enchentes) de forma impecável, colocando as pessoas em primeiro lugar. Que trabalho incrível! Toda mobilização e as iniciativas de apoio nesse momento revelam nossos princípios, propósito e cultura: orgulho em pertencer!

    2. Parabéns Fruki, orgulho de fazer parte desta empresa tão maravilhosa, que está sempre pensando e ajudando á todos….

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *