Por meio das práticas ESG, adotamos uma série de iniciativas que visam transformar o nosso entorno, refletindo o nosso cuidado com o meio ambiente, a sociedade e o negócio.
Com isso, a sigla ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance, em português, Meio Ambiente, Social e Governança) se tornou um norteador para a Fruki. Mas afinal, o que significa ESG e qual é a sua importância?
Criado em 2004, o termo é usado como uma métrica para identificar o desempenho das organizações em cada um desses pilares. Conforme o Pacto Global da ONU, atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, pois é uma indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.
Com a pandemia, os investimentos em ESG se tornaram ainda mais importantes, pois refletem o quanto a empresa é capaz de lidar com crises e impactos socioambientais.
E nós, inclusive, já falamos sobre isso no site Somos Fruki, portanto, deixamos aqui o link para você saber mais sobre as nossas iniciativas ESG e ficar por dentro desse nosso compromisso. (Clique aqui e acesse o conteúdo.)
Para fortalecer ainda mais essa iniciativa, criamos um Comitê ESG, formado por 15 profissionais de diversas áreas da Fruki que se comprometem em identificar oportunidades que envolvem as dimensões ESG, além de recomendar e participar da criação de novas ações que evidenciam o nosso propósito:
Paixão por oferecer o melhor sabor, construindo conexões verdadeiras e fazendo a diferença na vida das pessoas e do planeta. ♻️🤝
Comitê ESG
“Já tínhamos um Comitê de Sustentabilidade, porém vimos a necessidade de evoluir para ESG, dando maior importância, grandeza e uma nova estrutura. Entendemos que o ESG deve permear o negócio Fruki, e não apenas uma área, dessa forma, é uma questão cultural. Temos uma série de ações sendo planejadas, como a arrecadação de alimentos no Esquenta para doarmos ao Mesa Brasil”,
explica Fabíola Eggers, Gerente de Relações Institucionais.
A Consultora Interna de RH, Daniela Teixeira, que faz parte do Comitê, reforça que o grupo é importante para fazer com que a essência do ESG aconteça na prática, dando mais visibilidade às ações já realizadas para os públicos interno e externo.
“Ser parte do Comitê significa ser reconhecida como uma profissional que possui as habilidades necessárias para estar no grupo e que a minha voz e as minhas ideias podem se juntar às dos demais colegas, se conectando aos valores organizacionais. Os participantes do comitê estão muito engajados, e isso é sensacional!”, compartilha.
Ela agradece a oportunidade e detalha que se identifica em, especial, no pilar Social, por conta da sua experiência na área de pessoas.
“Tenho a expectativa, quanto Fruki, de estarmos mais próximos às escolas e às universidades, às comunidades de refugiados e às pessoas diversas. Há um potencial de evolução para o negócio ao estarmos próximos a estas comunidades, seja por meio de uma palestra sobre sustentabilidade ou carreira, melhorando o ambiente de uma escola; por meio de ações de voluntariado e de contribuições com atividades pontuais que, de alguma forma, desenvolvem as pessoas e provocam o bem-estar em todos os envolvidos”, acrescenta.
Você conhece as nossas iniciativas ligadas ao ESG?
- Gestão Ambiental: certificação de uso de energia 100% renovável;
- Programa Tecnologias Limpas: não geração de resíduos/efluentes;
- Gerenciamento de Resíduos (100% dos resíduos reciclados internamente), participação na Associação de Logística Reversa de Embalagens (Aslore) e troca de produtos nos clientes.
- Gerenciamento de Recursos Hídricos (utilização de água da chuva e reutilização de água de processos);
- Gerenciamento de Recursos Energéticos;
- Gerenciamento de Emissões Atmosféricas;
- Fábrica de Paverama: referência em sustentabilidade ambiental e tecnologia;
- Marcas de Quem Decide: destaque na categoria Marca Gaúcha Ambiental;
- Certificação ACQUA no CD Canoas.
- Produtos (redução de açúcar, consumo consciente, publicidade responsável e opções saudáveis);
- Excelente ambiente de trabalho (certificação GPTW há mais de 10 anos entre as Melhores Empresas para Trabalhar do Rio Grande do Sul, além de estarmos entre as Melhores Indústrias para Trabalhar do Brasil);
- Oportunidades de treinamento e desenvolvimento (PDL – Programa Evoluir, Motorista do Futuro, Avaliação por Competências, Acordo de Resultados , PDI, promoções internas);
- Iniciativas voltadas para a comunidade (ações de Outubro Rosa, doações de impostos para projetos, doações de produtos).
- Conselho Consultivo;
- Compliance;
- Gestão Corporativa (Código de Ética, Canal de Denúncias, LGPD, Auditorias e Gestão de Riscos);
- Governança Societária e Familiar.
O que achou dessa iniciativa? Compartilhe nos comentários! 👇