Áreas de Distribuição e Vendas se unem e inovam nas entregas

Tempo de leitura: 4 minutos

Confira como a visão sistêmica entre as áreas de Distribuição e Vendas inovou as nossas entregas! 🚛🛣️🚀

Como vocês já sabem, na nossa transformação cultural, nos baseamos em algumas competências para irmos mais longe! E é muito bacana ver como nossos profissionais representam bem aquilo que definimos.

Um exemplo é a relação entre os times das áreas de Distribuição e Vendas. As equipes entregam um trabalho de excelência, conectadas com a competência de visão integrada que têm do negócio.

Afinal, eles entendem que é necessário ver a Fruki como um sistema interconectado, saindo da análise isolada de áreas e de processos individuais, e identificando as conexões entre as ações de cada um. Ou seja, tudo aquilo que fazemos está ligado e influencia na entrega final dos nossos produtos nos negócios dos nossos clientes e na casa dos nossos consumidores.

“Nossas áreas estão muito conectadas. Não tem como fazer a venda com excelência se a entrega não for excelente para o cliente também, então o trabalho de um completa o do outro. Para construirmos um relacionamento sólido com os consumidores, é necessário que a gente tenha uma relação forte aqui dentro da empresa, por isso é tão importante que estejamos atentos uns aos outros”, explica Marisa Luzia da Silva Menegas, Gerente de Vendas em Blumenau (SC).

Tendo uma visão sistêmica, evoluímos e nos tornamos mais eficientes e estratégicos! ⏱️

“Para o processo acontecer é necessário que as duas áreas tenham uma visão do todo, estamos sempre preocupados em ver os impactos do todo, desde o início do planejamento da venda, atendimento direto ao cliente, a entrega bem-feita e depois fazer o sell-out ideal”, explica Magno Vargas, Gerente de Vendas, em Canoas.

Com foco em uma visão sistêmica,  os times otimizam processos e aprimoraram a colaboração, resultando em um fluxo de trabalho mais fluido e eficiente, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo para todos e uma experiência positiva para os nossos clientes.

E como eles fazem isso na prática?

Além desse olhar superimportante para os nossos processos, as áreas também investiram em um ponto chave: a comunicação. Os times têm uma troca constante e, por isso, apostam em uma comunicação clara e transparente.

“Nossas áreas estão bem alinhadas, temos uma comunicação clara, direta e transparente  diariamente. Por exemplo, conversamos por e-mail e temos grupos de WhatsApp que nos ajudam muito, pois é algo rápido. Temos grupo voltado a logística e distribuição e ali já dá para ver a sinergia entre vendedores, Supervisores e Gerentes , diretores e equipe no geral. Nas segundas, às 9h, temos uma reunião, a RPS, no qual todos nós conversamos sobre as entregas, prazos e diversos assuntos. Então, as coisas fluem de uma forma muito legal, sem ruídos, pois todos são comprometidos e responsáveis”, conta Luciano Caetano, Gerente de Vendas em Joinville (SC).

A partir dessa troca, as áreas tiveram um grande avanço em sua entrega, realizando transformações em conjunto, tais como:

Gestão de ativos de giro📋

Os ativos de Santa Catarina estavam aumentando em grandes proporções, por isso as áreas formaram um grupo de trabalho entre logística, vendas e trade para pensarem juntos em uma solução. Além disso, criaram uma rotina semanal de reuniões com planos de resoluções para a atuação nos principais casos.

Com isso, conseguiram travar o aumento de saldos e reverteram a situação. Agora, essa atividade virou uma ação contínua das áreas.

Projeto de Viabilidade para a abertura de CD: as equipes se unem para estudar as necessidades de melhoria de serviços dos Centros de Distribuição ou a abertura de novos mercados.

Elas analisam objetivos, potencial da região, riscos e ganhos. Recentemente foi implementado um projeto de melhorias no CD Litoral, em Osório, que já está em execução, e outro no CD de Floripa, que está em processo de implementação.

Com o desenvolvimento dessas soluções e a implementação de novas estratégicas, já podemos ver grandes resultados por meio de dois indicadores importantes:

SLA (Nível de Serviço): subiu de 59,7% em janeiro para 83,1% em junho.

Devolução: reduziu de 0,66% para 0,43% Viu que incrível como a visão sistêmica promove uma cultura colaborativa, impulsiona a eficiência operacional e ainda inova? Esse olhar no todo é um poderoso guia para o nosso crescimento, nos ajudando a nos adaptar às mudanças do mercado.

“A nossa sinergia proporciona uma visão ampla e que traz bons resultados. Assim, temos um bom ambiente de trabalho, pessoas engajadas e colaborativas, potencializando o sucesso da Fruki, o que é bom para todos que trabalham aqui”, explica Gilberto Coletto Isolan, Coordenador Corporativo de Distribuição.

Com um time engajado desses, temos a certeza de que seguiremos prosperando em um mundo cada vez mais complexo e interconectado.

Que tal ver também como as áreas da Produção e Vendas Rota se completam? Acesse aqui. Vamos, juntos, embarcar nessa evolução?

Quer concorrer a um kit de produtos Fruki? Deixa nos comentários o que você pensa sobre a Visão Integrada e quais são os principais benefícios dela para o nosso time. Estamos curiosos! Boa sorte.

    15 respostas

    1. A Fruki Bebidas é uma empresa onde vemos que existe a visão integrada, pelo contexto organizacional que existe, pois todos trabalham com o mesmo intuito de agradar e fazer sempre o melhor para o nosso foco central, que é o cliente. Com isso podemos perceber que nos beneficiamos, pelo simples fato de todos estarem junto com o mesmo objetivo e foco para proporcionar o melhor para o cliente e no final ganhamos todos juntos nesta.

    2. Integração, Sinergia entre as áreas são indispensáveis para o Sucesso da operação!
      #Juntos Somos Mais Fortes!

    3. Um sistema integrado possibilita a automação na empresa, informatizando processos e aumentando a segurança das operações. A agilidade de um sistema reduz o tempo ocupado por digitações de relatórios, impressões e retrabalhos por perda de informações por exemplo. A visão integrada na Fruki traz maior engajamento entre as áreas e as pessoas, levando todos ao mesmo direcionamento estratégico.

    4. Show!!!
      Foi um dos maiores marcos na minha trajetória participar de debates e alinhamentos diários entre as áreas pares.
      Bora pra cima FRUKI!!!

    5. Não tenho dúvida que esta é chave do sucesso para alcançarmos os objetivos!
      A Visão Integrada é essencial para o sucesso da organização, trazendo clareza do nosso papel e suas as responsabilidades, e claro, criando uma sinergia mais forte com o time para potencializar os resultados!

    6. Parabéns a todos!!! Empatia, saber se colocar no lugar do outro além de buscar soluções sempre!!!

      Parabéns, Gilberto, Marisa, Caetano e Magno!!!

    7. Visão integrada é crucial para alcance dos objetivos e visões do negócio. Pois permite que cada departamento e profissional entenda seu papel na construção dos resultados. E desta forma, gera uma unificação, sinergia e agilidade no cumprimento das metas da empresa!!!!

      #GoFruki

    8. A Visão Integrada é fundamental, para que todos trabalhem por um objetivo em comum, elevando os resultados e a eficiência em cada processo. Garantindo assim o sucesso do negócio/empresa.

    9. a visão integrada é a base para que todos trabalhem com o mesmo objetivo todos em um só propósito e o livre acesso que temos aos líderes e supervisor nos deixa mais motivados a trabalhar todos com mesmo objetivo

    10. Com a visão integrada, é possível entender melhor cada setor e perceber a importância de cada um nos processos internos. sem visão sistêmica podemos ter falhas em decisões estratégicas, problemas de relacionamento e entraves nas questões organizacionais.

    11. É muito bom ter uma visão integrada e a empatia pois assim os objetivos são alcançados com excelência.

    12. A visão integrada nos possibilita garantir o sucesso de todo o processo empresarial, desde o recebimento de um fornecedor até a entrega a um cliente, onde se torna imprescindível para entregar um bom produto e serviço.
      Com ela podemos ter diversos benefícios como:
      • Aumento na produtividade;
      • Redução de gastos;
      • Um melhor ambiente de trabalho;
      • Maior satisfação dos clientes;
      • Vantagem competitiva de mercado.

      Com a visão integrada, é possível entender melhor o papel de cada área e perceber a importância de cada uma nos processos internos da empresa. O resultado vem através da conexão entre as áreas e colaboração de cada um.

    13. Houve um crescimento gigantesco entre setor de vendas e logística…
      Em todo meu primeiro trabalho no PDV tenho a certeza que haverá um final feliz… pois a logística está comprometida com a entrega final…
      Negócio realizado, produto entregue e cliente satisfeito…

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