100 anos de histórias

#100AnosFrukiBebidas

Histórias inesquecíveis, conexões verdadeiras e paixão por oferecer o melhor sabor: profissionais e lideranças compartilham depoimentos sobre suas trajetórias na Fruki.

Decio Gerhardt, 42 anos de Fruki, Supervisor de Manutenção de Veículos

“Trabalho na Fruki desde 1982. Tenho muitas lembranças da empresa, e a primeira delas foi quando cheguei aqui. Além de ter tido o privilégio de ser entrevistado pelo Sr. Nelson e pelo Sr. Lauro, no meu primeiro dia de trabalho, o Sr. Nelson reuniu todos os colegas na Fruki para me apresentar. Ali, eu já sentia que era uma empresa incrível. Iniciei como pintor e mecânico industrial e, depois, fui atuando na parte da Frotas. Na época, fazíamos a manutenção e a limpeza dos veículos na própria empresa. Nessa área, em que atuo até hoje, acompanhei grandes evoluções, como a aquisição do primeiro carro a álcool, até os caminhões mais modernos, como o elétrico.

Quando já estava atuando na área de Frotas, auxiliei na pintura dos veículos (caminhão, carro e até empilhadeira) e cheguei a fazer curso de serigrafia para entregar um excelente trabalho. Posso dizer que já fiz muitas atividades por aqui, sempre com a confiança do Sr. Nelson, que me incentivava a buscar soluções para facilitar os nossos processos.”

Jonas Alves, 17 anos de Fruki, Supervisor de Produção

“Quando era criança, participava de passeios ciclísticos de Páscoa, e todos eles paravam na Fruki, onde sentávamos no pátio e tomávamos refrigerante. Eu ficava admirando aqueles tanques, achava aquilo o máximo! Quem diria que, depois de um tempo, eu estaria trabalhando na empresa que eu sempre admirei? Minhas primeiras semanas na Fruki foram desafiadoras, mas fui aprendendo muito, o que se tornou algo extremamente gratificante. Tenho até hoje amizades que fiz há 17 anos, nesta época. Cursava Engenharia de Produção, e pude ir colocando em prática o que estudava no curso, avançando bastante na minha carreira profissional.”

Cintia Tischer de Souza Blasi, 24 anos de Fruki, Analista Financeiro

“Tenho uma memória afetiva com a Fruki, que faz parte da minha vida desde a infância, pois sempre morei pertinho da empresa, ‘nos fundos’. Sou da década de 1970, da época em que seguidamente minha escola (Escola Alberto Torres) levava os alunos a pé para conhecer a fábrica e tomar refrigerante.
Era o máximo, inesquecível!

Minha mãe tinha um salão de beleza e sempre me incentivou, desde muito jovem, a trabalhar com ela no ramo da beleza, mas meus sonhos eram outros. Cursei faculdade e, quando formada, entreguei meu currículo para uma vizinha que passava todos os dias em frente à minha casa para ir trabalhar na Fruki. Não deu outra: fui contratada e aqui estou até hoje.

Uma época muito diferente, a empresa tinha pouco mais de 250 profissionais, tínhamos liberdades e autonomia no trabalho e todos éramos muito comprometidos e responsáveis. Tenho orgulho de fazer parte dessa história, a Fruki festejando seus 100 anos, e eu, há 25 deles fazendo parte do negócio de uma empresa de respeito, com lideranças visionárias, sempre à frente do seu tempo. Uma empresa idônea, de valor, que sempre foi uma guerreira entre as concorrentes da época e as grandes multinacionais, que até hoje investe pesado em regiões onde existem empresas locais fortes. Uma briga bem desleal, mas acredito que isso nos fortaleceu, pois a Fruki permanece firme e forte até hoje, por conta dos seus valores e constância nos seus propósitos. Vida longa à Fruki Bebidas!”

Fernando Schneiders, 20 anos de Fruki, Gerente Regional de Vendas

“No dia 20 de novembro de 2004, data do meu casamento, por volta das 14h recebi uma ligação que mudou minha vida. A nossa atual Diretora-Presidente, Aline, me ligou. Foi uma abordagem rápida, mas que me encheu de alegria. Era um convite para ser entrevistado na segunda-feira. O detalhe: na segunda-feira eu tinha programado sair para minha lua de mel. Não tive dúvidas e confirmei a entrevista.  Seguiu o meu casamento com minha esposa Fabielli, lindo e maravilhoso. No domingo, após acordar e com sentimento de alegria pelo casamento, avisei a minha esposa que a viagem iria atrasar. Segunda de manhã estava em frente ao Sr. Nelson e à Aline. Desde o primeiro momento houve conexão e um objetivo claro em contribuir para a Fruki se tornar uma grande empresa. E o resto é história de muitos anos. Só tenho a agradecer pela confiança e pelo carinho!”

Fabricio Hernandorena Gigena, 11 anos de Fruki, Gerente de Logística

“Todos temos princípios e valores que, quando são identificados com a empresa em que trabalhamos, ela também se torna nossa, e ajudamos a cultivar e valorizar essa fortaleza. Me sinto parte de algo muito maior que o resultado, acredito que a nossa empresa é muito mais que isso. Acredito no propósito de estar ajudando as pessoas e a sociedade.”

“Minha paixão por trabalhar na Fruki é profundamente enraizada na rica história da empresa e na cultura de gentileza que permeia todas as nossas ações. Tendo começado como Estagiário e crescido para me tornar Diretor ao longo de 15 anos, testemunhei de perto como a nossa dedicação para criar conexões verdadeiras e nutrir relacionamentos de confiança transformou não apenas a empresa, mas, também, as comunidades que servimos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

A evolução da Fruki para duas plantas industriais, capazes de produzir 420 milhões e 200 milhões de litros por ano, refletem não apenas o crescimento, mas, também, o compromisso contínuo com a inovação, a sustentabilidade e a excelência. Estou incrivelmente orgulhoso do que alcançamos juntos, inspirado pelo nosso propósito de fazer a diferença na vida das pessoas e do planeta, e animado pelo futuro ilimitado que nos espera. Minha jornada na Fruki é mais do que uma carreira; é uma parte vital de quem sou, alimentada por uma paixão e entusiasmo inabaláveis pelo impacto positivo que continuamos a criar todos os dias.”

PS: Lembra quando David Beckham foi flagrado saindo de um restaurante de Los Angeles com uma latinha de Fruki Guaraná? A imagem, feita em 17 de abril de 2011 pelo site de celebridades X17, repercutiu bastante na imprensa gaúcha, trazendo uma divulgação bem positiva para o nosso negócio.

Foi uma repercussão gigantesca. No dia que saiu a notícia no portal ClicRBS, o termo ‘Fruki’ foi trending topic mundial no Twitter. Até hoje isso deixou um residual positivo”, recorda-se Julio.

Julio Eggers, 15 anos de Fruki,
Diretor Administrativo e de Marketing

João Miranda, 15 anos de Fruki, Diretor Comercial

“A paixão por trabalhar na Fruki foi sendo construída ao longo dos anos, e como já estou aqui há 15 anos, completados em novembro último, essa paixão virou amor! E, para mim, isso se deu em função de vários motivos, mas vou destacar a cultura da Fruki, personificada pelo Sr. Nelson. Uma cultura em que as pessoas/profissionais são valorizadas de fato, em que cada um tem espaço para poder desenvolver seu trabalho de maneira responsável e de forma criativa, mas com muita responsabilidade sob suas entregas para que, assim, o resultado do todo seja a soma dos resultados individuais.”

Ana Luisa Herrmann, 18 anos de Fruki, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional

“A Fruki é uma empresa que tem ‘alma’, o que se traduz na cultura organizacional, nos nossos Propósito e Valores e na forma com que os gestores e todo o nosso time de profissionais conduzem as atividades diárias. Nosso clima organizacional retrata o orgulho que os profissionais têm de pertencer ao time Fruki, a camaradagem que existe entre colegas e a confiança na relação com a liderança. É apaixonante fazer parte da construção desta trajetória! Desafios sempre existiram, e são muitos, mas temos um time muito comprometido e que se desenvolve constantemente, o que nos permite superar desafios cada vez maiores.”

Julio Nascimento, 25 anos de Fruki, Diretor Industrial

“Minha relação com a Fruki começou há 25 anos. Com o passar dos anos, a complexidade e os desafios ficam maiores, e superá-los faz com que a paixão aumente a cada ano.

Estar em uma empresa que todos os anos oferece a oportunidade de nos desenvolver como profissionais e como pessoas é muito gratificante. Então, não conto os anos, mas, sim, os desafios superados e os objetivos alcançados. Os valores, sempre alinhados com o valores da Fruki, a cultura, os desafios, as oportunidades e a relação de confiança estabelecida são os ingredientes que alimentam esta paixão. Acredito que a paixão já virou amor faz tempo.”

Aline Eggers Bagatini, 22 anos de Fruki, Diretora-Presidente

“A Fruki era quase o pátio de casa. Eu visitava bastante a empresa, conhecia os profissionais, todo mundo. Na minha infância, era uma grande família. No dia 1º de maio, por exemplo, todos os acionistas e as famílias dos profissionais vinham para cá, fazíamos um churrasco que durava quase o dia inteiro, e as crianças brincavam pelo pátio. Esperávamos por essa data o ano inteiro, para poder confraternizar com todo mundo.

Quando volto para cá, depois de um tempo morando fora, meu dia a dia se transforma em Fruki. A gente faz isso com muita paixão”, recorda a Diretora-Presidente, que assumiu o cargo em 2019 e afirma ter uma satisfação enorme de estar à frente do negócio em um momento tão especial.